Audiência pública sobre estratégias de testagens para a Covid-19 no município foi debatida na Câmara

17/08/2020

A secretaria de Saúde, Fabíola Heck, que apresentou os indicadores, as ações desenvolvidas e o monitoramento da situação no enfrentamento da covid-19 no município desde o primeiro caso registrado no município, no dia 10 de março. A secretária ressaltou que a taxa de letalidade no município é de 5,21%, abaixo da média estadual e acima da média do país.

A secretária esclareceu que a matriz de risco foi implementada já visando a possibilidade de flexibilização do distanciamento social. Disse ainda que testes rápidos foram feitos por meio de “Drive Thru” e nas Unidades Básicas de Saúde e que a normatização da flexibilização econômica foi realizada com notas técnicas e orientações. Falou sobre o programa “Faça sua Parte”, uma ação intersetorial para conscientização sobre uma flexibilização responsável das atividades. Apontou que foi criada em julho uma central de telemonitoramento, com o intuito de acompanhar pacientes suspeitos, positivos e seus familiares.

Em sua apresentação o superintendente de vigilância epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Dr. Mário Sérgio Ribeiro, destacou que o número de óbitos se apresenta maior entre os idosos, em especial os do sexo masculino. O médico ressaltou que os técnicos de enfermagem, motoristas e cobradores de coletivos são os profissionais que mais foram afetados pela covid-19 em suas atividades laborais. Em cinco meses de pandemia o número de óbitos no Estado chegou a 14 mil.

A promotora, Dra. Vanessa Katz, solicitou que o município elaborasse um plano de testagem e definisse quando utilizaria os testes e em quais territórios, e que isto precisaria ser debatido com a população, os ministérios públicos, os técnicos e a Comissão de Saúde da Câmara Municipal.

 

A audiência pública segue disponível na íntegra no canal do youtube da TV Câmara e na página oficial do facebook da Câmara Municipal de Petrópolis.

Foto: reprodução internet

 

 

Curtir
Please reload

Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle