Recorde de atendimentos em 2019 e Oi, mais uma vez, lidera ranking de reclamações dos consumidores no Procon

27/12/2019

Foram 33 mil casos de consumidores que deram entrada no órgão de defesa do consumidor com alguma reclamação, denúncia ou solicitação – um crescimento de 33% comparado ao ano anterior. A empresa Oi, mais uma vez, é a que mais demandou procedimentos realizados pela equipe de atendimento, foram quase mil denúncias registradas entre janeiro e dezembro. De maneira geral, o número de casos que tiveram solução, dentre aqueles que protocolaram registro, foi de 93%.

As queixas ligadas ao setor de telefonia são diversas: vão desde cobranças irregulares, a falhas na prestação do serviço. Devido aos problemas, principalmente com a empresa Oi, o Procon conseguiu um espaço exclusivo para atendimento dos consumidores: o “Soluções Oi” e, desde junho, foram 709 demandas resolvidas. Além da Oi, completam o top 10 a Enel, Águas do Imperador, Claro, Via Varejo, Itaú, Bradesco, Sky, Tim e Caixa Econômica Federal são as empresas que mais tiveram registros em Petrópolis ao longo do ano.

O aumento no atendimento, explica o coordenador do órgão, Bernardo Sabrá, se deve a ampliação nos braços de atendimento. O Procon Móvel, por exemplo, um equipamento que faz atendimentos itinerante, é o principal deles. “Com o veículo conseguimos ampliar ainda mais nosso atendimento. O órgão está trabalhando com toda a sua capacidade, muito diferente da realidade de 2016, por exemplo, quanto a resolução era de apenas 45% e não existia nem o polo de atendimento em Itaipava”, explica.

 Para o próximo ano, a expectativa é de ampliar ainda mais o atendimento com o App Procon – já no início de 2020. O serviço para smartphone já está licitado, com ele o usuário contará com espaço para anexar fotos (uma nota fiscal, por exemplo), vídeos, áudios, além de local para relatar o problema ocorrido, colocar os números de protocolo de um potencial atendimento, enfim, todas as provas que corroboram a sua denúncia.

 "Trabalhamos com o ideal de que o direito do consumidor é para todos e por isso estamos trabalhando para chegar a cada vez mais lugares, de maneira facilitada. O Procon está totalmente restabelecido e a prova disso é que as pessoas estão confiando cada vez mais no órgão”, finalizou Sabrá.

 

 

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