Novos membros do Conselho Tutelar participam de capacitação na Casa dos Conselhos


Os novos membros do Conselho Tutelar e suplentes participaram de um treinamento ministrado por autoridades jurídicas e especialistas envolvidos na área nesta sexta-feira (13.12), na Casa dos Conselhos. A menos de um mês para serem empossados, os eleitos acompanharam palestras que destacaram a importância e a responsabilidade da vaga de Conselheiro. A ação é uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com acompanhamento do Ministério Público (MP).

A primeira palestra foi ministrada pelo promotor da 2ª Promotoria da Justiça da Infância e da Juventude de Petrópolis, Odilon Lisboa Medeiros, que falou sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de alertar sobre a responsabilidade, postura e comportamento de um conselheiro durante as ações em prol das crianças.

“Este encontro será com as instruções básicas para debatermos aqui, trocarmos ideias e que todos saíam instruídos. Quero lembrar e o ECA não é de fácil entendimento, mas as ações do conselheiro partem dele”, frisou o promotor Odilon Lisboa Medeiros. “Temos uma rede de proteção excelente e um CMDCA atuante e bem aparelhado, vale aqui os meus parabéns pelos eleitos, pois foi uma eleição muito tranquila e eu estarei sempre à disposição para quem tiver alguma dificuldade”, completou.

Durante o encontro, todos os envolvidos com proteção da criança e do adolescente explanaram sobre o compromisso, os desafios do dia-a-dia, o trabalho e deveres de um conselheiro. “Ninguém procura um conselheiro se não tiver um problema sério, por isso este primeiro atendimento precisa ter credibilidade e segurança para essa possível vítima. Estaremos sempre acompanhando todos os passos dos conselheiros para que suas reais atribuições sejam cumpridas”, disse o promotor da 1ª Promotoria da Justiça da Infância e da Juventude de Petrópolis, Vicente de Paula Mauro Junior.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, seguindo as atribuições previstas nos artigos do estatuto da Criança e do Adolescente.

#cidade

Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle