Meio Ambiente promove maior plantio coletivo de árvores da Região Serrana no Vale do Cuiabá no dia 14 de dezembro

06/12/2019

 

O maior plantio coletivo de árvores da Região Serrana. O Desafio Mais Mata Atlântica, promovido pela prefeitura em parceria com o Instituto da Criança, viação Cidade das Hortênsias e o Projeto Água, será realizado no dia 14 de dezembro, das 9h às 13h, na Estrada Nova Esperança, que fica no Vale do Cuiabá. A meta é colocar 1.600 mudas em um espaço de 10 mil metros quadrados. Participam da ação equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Comdep, Associação de Moradores da região e mais 80 voluntários. Com essa iniciativa, o governo municipal vai conseguir ultrapassar a marca de dez mil novas árvores plantadas em três anos de gestão.

 

O terreno reflorestado será um espaço que foi usado para abrigar os sobreviventes da tragédia de 2011. A ação está baseada em um plano de recuperação ambiental criado pelo engenheiro florestal Flávio Bandeira, que integra o corpo técnico da Secretaria de Meio Ambiente. “Vamos respeitar tudo que está escrito nesse plano, como o tipo de árvore que vai ser colocado e o espaçamento necessário entre elas”, explica o responsável pelo setor de educação ambiental, Anderson Campos.

 

  “Vamos fazer o acompanhamento dessas árvores após o plantio”, garante o secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio. Com o auxílio do Instituto da Criança e dos técnicos pasta, os moradores da região também irão auxiliar na manutenção do espaço. “É uma ação que envolve toda a comunidade. A participação da população em um trabalho como esse é fundamental. Estamos respeitando um plano técnico que indica o melhor período para esse plantio”, completa Fred.

 

Com essa iniciativa, o Meio Ambiente vai conseguir ultrapassar a marca de dez mil novas árvores plantadas em três anos de gestão. Grande parte deste trabalho envolve os alunos da rede municipal. Em parceria com o projeto Água, são 3.400 mudas colocadas com a participação dos estudantes. A pasta também já fez a doação de mudas para associações de moradores que fazem o reflorestamento de áreas afetadas por queimadas, por exemplo. São 560 plantadas com esse objetivo.

vamos seguir trabalhando em parceria com a Secretaria de Educação, envolvendo ainda mais alunos", explicou Fred Procópio.

 

O plantio coletivo é mais uma ação do projeto Inteligência Ambiental (IA) do setor de educação ambiental, criado pela Secretaria de Meio Ambiente em 2017 com o objetivo de conscientizar a população da importância da preservação ambiental. Em dois anos, o IA envolveu mais de 3 mil alunos em atividades de educação ambiental variadas, como apresentação de eco filmes informativos, caminhadas ecológicas e palestras. 

 

 

 

Curtir
Please reload

Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle