Aluno do Cefet/RJ campus Petrópolis é selecionado como “Jovem Embaixador” e viaja para os EUA em 2020

12/11/2019

Representar Petrópolis e o Brasil nos Estados Unidos. Essa é uma das missões de Kevin Carneiro Couto, aluno do ensino médio integrado do Cefet/RJ campus Petrópolis que foi um dos cinquenta brasileiros selecionados pelo Programa Jovens Embaixadores 2020. Iniciativa oficial do Departamento de Estado dos Estados Unidos, o programa contemplou pelo menos um representante de cada estado brasileiro e do Distrito Federal, sendo que no estado do Rio foram quatro selecionados, incluindo o Kevin, único petropolitano.

 

Coordenado no Brasil pela Embaixada dos EUA, o programa é voltado para estudantes brasileiros do ensino médio da rede pública que se destacam em sua comunidade, apresentam bom desempenho acadêmico e bom conhecimento da língua inglesa, e que têm capacidade de liderança e espírito empreendedor. Dividido em sete etapas, o processo seletivo do programa dura cerca de três meses e faz análise de documentação, prova escrita, prova oral e visita à residência do candidato.

 

Kevin já havia participado da edição de 2019, quando foi semifinalista, o que lhe permitiu realizar uma semana de imersão em inglês – o English Immersion USA – em Brasília no fim de junho. Agora, como um dos “jovens embaixadores”, o estudante vai embarcar para os EUA para participar de oficinas de liderança e empreendedorismo, projetos de impacto social e reuniões com representantes do governo norte-americano e ainda vai frequentar escolas e fazer apresentações sobre o Brasil. A viagem acontecerá de 10 a 29 de janeiro de 2020. Durante três semanas, os selecionados passarão pela capital dos Estados Unidos, Washington, e depois viajarão para quatro cidades, onde serão hospedados por uma família voluntária.

 

“É expectativa demais! Parece que não caiu a ficha”, afirmou Kevin ao falar sobre a conquista. Engajado nas atividades do Cefet/RJ campus Petrópolis, onde participa como voluntário do projeto de extensão “Histórias da Literatura no Cinema”, e apaixonado pela língua inglesa, Kevin tem como sonho estudar nos Estados Unidos. O aluno pretende cursar linguística e ciências cognitivas em uma universidade norte-americana. “Eu sempre tive interesse em inglês, sempre me perguntei como a gente aprende uma nova língua, o que acontece no nosso cérebro, na nossa mente para a gente aprender”, destacou.

 

O jovem também gosta de ajudar amigos e colegas a compreender e assimilar o inglês. Sua vontade em contribuir para “a mudança na vida das pessoas” se reflete no campus Petrópolis, onde ele apoia o professor de língua inglesa Felipe Ferreira em atendimentos de reforço da disciplina. “Eu gosto muito do que eu faço. Passar conhecimento é a melhor coisa da vida”, enfatizou.

 

 

Tags:

Curtir
Please reload

Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle