PSF de Secretário oferece atividades de prevenção ao câncer de mama

16/10/2019

A equipe do Posto de Saúde da Família (PSF) de Secretário ofereceu, nesta quarta-feira (16.10), diversas atividades dentro da programação do Outubro Rosa. Mais de 200 mulheres participaram da ação, que contou também com palestras da coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), e madrinha da Campanha Outubro Rosa, Cleo de Marco, e da equipe da APPO, com as Vitoriosas. O evento aconteceu em parceria com o Sesc, Nasp e Senar, além do comércio local.

O encontro “Mulher Saudável, Família Saudável faz Comunidade Saudável” ofereceu orientações sobre higiene bucal; aulas de alongamento e zumba; palestras; cabelereiro; manicure; almoço, além de testes rápidos – com resultados dados em 20 minutos, de HIV, sífilis e hepatite. A finalidade das atividades é aumentar a autoestima das mulheres, melhorar e qualificar a saúde, valorizando a família e a sociabilização.

“Socializar é uma maneira de tirar essas mulheres do isolamento e a ação estimula essa convivência umas com as outras, além de fortalecer a relação do paciente e profissional da saúde. As ações estimulam ao acompanhamento no PSF e assim conseguimos realizar tratamentos preventivos e dar o suporte de maneira adequada”, destacou o enfermeiro do PSF de Secretário, Rogério Ramos de Mello.

A coordenadora do Cram, que é subordinado ao Gabinete da Cidadania, Cleo de Marco, ressaltou durante a palestra toda a rede oferecida em proteção à mulher, os tipos de violência e como o órgão encaminha as assistidas. “Falamos hoje sobre a violência doméstica, e vamos trazer o ônibus lilás aqui para atender as mulheres que não podem ir até a sede do Cram. Trabalhamos em parceria com o PSF, com a conscientização da saúde da mulher como um todo”, frisou a coordenadora.

“O trabalho e o atendimento do PSF é excelente. Aqui a equipe presta toda assistência à população. Eu já fiz o meu exame de mamografia e estou adorando a programação de hoje. É uma confraternização para as mulheres da região. A presença do Cram em abordar violência doméstica também foi muito importante”, contou a moradora, Irene Borsato.

 

 

Tags:

Curtir
Please reload

Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle