Setembro Amarelo - Valorização da Vida é tema de palestra na Casa de Educação


“Valorização da vida”. Esse é o tema da palestra que será ministrada no dia 30 de setembro, às 15h, na Casa da Educação Visconde de Mauá, para chamar atenção para a temática de prevenção ao suicídio, defendida pelo “Setembro Amarelo”. O evento é uma iniciativa do Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação.

Os interessados em participar devem se inscrever através do telefone 2246-8912. O tema será ministrado por Sheila Ávilda Gaspar - Coach Life Sistêmica.

“O objetivo é o de aprimorar o trabalho de prevenção e promoção de Saúde Emocional no ambiente escolar. Os profissionais devem sempre estar atentos às mudanças no comportamento para que a ajuda chegue à pessoa que está passando por um momento difícil”, explica a secretária de Educação, Marcia Palma.

Segundo Bianca Caetano de Paiva, chefe do Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação, é necessário que sejam elaboradas práticas pedagógicas e de cuidados que conduzam a revisão de valores. “É preciso repensar os nossos valores, o papel que desempenhamos na sociedade, nossas limitações, assim como a significação de nossos atos à medida que realizamos nosso trabalho. Importe ainda ressaltar que é fundamental cuidar de si mesmo de modo a ajudar que o outro se cuide, e ainda, para realizar nossas tarefas pessoais e profissionais”, disse.

Ainda segundo o Departamento de Educação Especial, a prevenção ao suicídio é possível. “De acordo com a Organização Mundial de Saúde, estima-se que 9 em cada 10 casos poderiam ter sido evitados, visto que alguns fatores podem servir de alerta para identificar pessoas que estejam pensando no suicídio como opção”, acrescenta Bianca.

#Saúde

Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle