Poder público planeja instalação de Escola militar na cidade

20/09/2019

 O estudo está na fase de procura e análise de prédios que poderão abrigar a instituição. A expectativa é de que a nova instituição comece a funcionar em 2020. A escola oferecerá atendimento integral, atendendo às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, além de atividades diferenciadas com noções de prevenção e civismo.

O assunto norteou uma reunião do prefeito Bernardo Rossi com a Associação de Moradores do Atílio Marotti, Sepe, pais e profissionais do Liceu Carlos Chagas, localizado no Retiro. Durante o encontro, Bernardo Rossi confirmou que o poder público ainda não definiu qual espaço será selecionado para abrigar a escola militar.

“A escola militar não funcionará no Liceu Carlos Chagas. Ainda estamos na fase de procura por um prédio que atenda as expectativas da instituição. É importante salientar que a instalação de uma escola militar na cidade é um presente e eu agradeço muito o governo do Estado por isso, mas estamos alinhando o assunto”, disse Bernardo Rossi.

O deputado estadual Sérgio Fernandes, confirmou, durante o encontro, que a escola militar será instalada na cidade e que o assunto está em fase de alimento com o Estado. “Queremos oportunizar esse ensino para os jovens petropolitanos, mas a busca ainda continua por local que possa atender a demanda. A prefeitura está fazendo levantamento de prédios ociosos e estamos acompanhando o processo”, disse.

A representante do Sepe, Rose da Silveira, agradeceu o diálogo com o governo. “Ficamos felizes por essa reunião para esclarecer a questão”, afirmou. O presidente da Associação de Moradores do Atílio Marotti, José Ubiratan Rocha, agradeceu o prefeito Bernardo Rossi pela acolhida e esclarecimento. “Agradeço a atenção com a comunidade e o diálogo aberto”.

Vale salientar que, na escola militar, os alunos terão acesso a atividades diferenciadas: as práticas didático-pedagógicas nos colégios militares subordinam-se às normas e prescrições do sistema de ensino do Exército e/ou das instituições às quais estão ligados, como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, mas também obedecem à BNCC, principal referência para estabelecer os princípios da educação básica no Brasil. 

“Atendendo ao pedido do prefeito Bernardo Rossi, estamos nos empenhando para garantir o local para a instalação da escola, número de vagas que serão disponibilizadas e de que forma será realizada a inscrição”, acrescentou a secretária de Educação, Marcia Palma.

 

 

Tags:

Curtir
Please reload

Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle