Palestra sobre a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural acontece neste sábado

28/08/2019

Informar e sensibilizar proprietários de terras sobre a importância da criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) para a proteção da Mata Atlântica. Esses são os objetivos de uma palestra promovida pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, neste sábado (31.08), às 10h, no auditório da Apa-Petrópolis em Itaipava (ao lado do Corpo de Bombeiros). Durante o evento, dúvidas sobre os documentos necessários e especificações sobre mapeamento também poderão ser sanadas.

Em Petrópolis são 12 RPPNs - cinco elaboradas pelo governo federal, quatro pelo Estado e três municipais. Segundo estudo realizado pelo Inea, o município possui 11.471 hectares de florestas em áreas privadas, o que indica um potencial para o estabelecimento de RPPNs. Também são parceiros da iniciativa o Refúgio de Vida Silvestre Estadual da Serra da Estrela (Revisest) e a Reserva Biológica Estadual de Araras (Rebio-Araras).

"É uma forma do morador contribuir para a proteção dos ecossistemas locais e regionais. É importante ressaltar que o proprietário do terreno ganha alguns benefícios, como isenção de impostos sobre a terra", explica o secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio.

 

 

Outras unidades de conservação de Petrópolis são o Parque Natural, no Centro, o Monumento Natural da Pedra do Elefante (MONA-PE), no Taquaril, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a APA Petrópolis, a Reserva Biológica de Araras, a Reserva Biológica do Tinguá e o Refúgio de Vida Silvestre da Serra da Estrela.

Para ajudar na criação de uma RPPN, o Inea faz o reconhecimento da reserva por meio de portaria definitiva publicada no Diário Oficial do estado. Além disso, o instituto oferece suporte técnico, com apoio ao georreferenciamento da propriedade. Tudo será apresentado para quem participar da palestra.

"As RPPNs são importantes ferramentas de gestão para a preservação de ambientes naturais, podendo trazer algumas estratégias de negócios para os proprietários", completa a chefe da Rebio-Araras, Isabela Bernardes.

 

 

Curtir
Please reload

Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle