Blitz Verde da Defesa Civil em parceria com a Polícia Militar e a Rebio-Araras nesta sexta-feira (16


Reduzir os casos de incêndios florestais em Petrópolis. Esse é o objetivo da Blitz Verde, que será realizada pela Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias em parceria com a Polícia Militar e a Rebio-Araras nesta sexta-feira (16.08) na Rua Bernardo Coutinho, em Araras, às 10h. A iniciativa, que já foi realizada em Itaipava, faz parte do Plano Inverno municipal, que busca enfrentar as ameaças da estação com ações de conscientização.

Nos últimos anos, o número de queimadas na cidade reduziu 28,4%, segundo dados do Corpo de Bombeiros. Neste ano foram registrados 259 casos de incêndios florestais. "Por causa disso, além dos motoristas e pedestres, as cartilhas também são entregues no comércio próximo a ação. Além de Araras, outras três etapas serão realizadas", explica o prefeito Bernardo Rossi.

Fazer queimadas, mesmo em áreas rurais, é crime previsto em lei e pode levar a detenção de seis meses a um ano, além da aplicação de multa. Outro ponto importante é a orientação sobre os problemas causados pela soltura de balões, que causam danos ao meio ambiente e à saúde. A presença da PM, neste aspecto, é fundamental.

"A presença da Polícia Militar reforça que as práticas são criminosas. Precisamos trabalhar de maneira antecipada”, afirma o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz, garantindo que a Blitz Verde ainda será realizada em outras localidades com grandes índices de incêndios florestais.

A meta é entregar mais de 10 mil cartilhas até o fim do período de estiagem, em outubro. Além da Blitz Verde, acontecem outras ações antecipadas, como a Operação Abafa II e o sobrevoo com o drone, que será utilizado pela Defesa Civil em parceria com órgãos ambientais no mapeamento e monitoramento de áreas de preservação.

O equipamento está disponível também para o Corpo de Bombeiros em casos de queimadas de grandes proporções. “Seguimos à disposição, não apenas com o drone, mas também com a nossa brigada de combate aos incêndios florestais. Esperamos conseguir bons resultados com as ações em conjunto”, explica Paulo Renato.

O trabalho preventivo da Defesa Civil também estabelece ações de resposta para agilizar o atendimento às ocorrências e minimizar os efeitos das queimadas. O Plano Inverno municipal, com suas respectivas matrizes de atividades e responsabilidades, está disponível para download no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

#Meioambiente

Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle