Programa voltado para a saúde da terceira idade visam o cuidado da saúde e integração dos usuários


Secretaria de Saúde implanta o Programa do Envelhecimento Ativo, desenvolvido no município pelas Academias da Saúde. No próximo domingo (04.08) será realizado o primeiro baile para a terceira idade, na Igreja São João Batista, na Rua 6, no Castelo São Manoel, das 17h às 22h. Este evento marca ainda as comemorações do Dia Nacional da Saúde, comemorado no dia 5 de agosto.

O baile é voltado a todos os usuários da Academia da Saúde do bairro, mas a participação é aberta ao público. Com essa iniciativa, o município lança o programa seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde, que sugere a aplicação de medidas voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população na terceira idade. O programa estabelece o desenvolvimento de ações que foquem a saúde associada à atividade esportiva, ao entretenimento e à socialização. “Nossa rede de saúde está com um novo olhar para o cuidado da população na terceira idade”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Esse será o primeiro baile organizado pela Academia da Saúde. Outros serão realizados nas regiões das demais unidades que funcionam no Cremerie, Itaipava e Vale do Carangola. Os bailes serão mais uma das ações desenvolvidas pelas Academias. Na rotina de funcionamento, os usuários já contam com aulas de biopilates, alongamento, yoga, meditação, hidroginástica, terapias alternativas como acupuntura, shiasu, fitoterapia, entre outros. “O programa desenvolve algumas atividades extras, importante para essa população de mais idade, vulnerável à solidão e ao isolamento social, fatores diretamente ligados ao declínio da saúde física e mental”, destaca a coordenadora das Academias da Saúde, Márcia Verônica Ferreira.

Além dos bailes dançantes, o programa ainda estabelece ações interativas para o Dia do Idoso, comemorado no dia 1º de Outubro e para o Dia dos Direitos Humanos, no dia 10 de Dezembro. Para essas ocasiões as Academias da Saúde estarão com serviços de promoção, prevenção e redução de cargas de deficiências, doenças crônicas, desenvolvendo atividades que estimulem a autonomia e integração social.

#Saúde

Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle