Museu Imperial celebra a doação de objetos para seu acervo no aniversário da Princesa Isabel


O Museu Imperial comemorou o aniversário da Princesa Isabel nesta segunda-feira (29.07) com uma cerimônia de apresentação de três peças doadas à instituição. Duas pinturas que mostram a princesa quando criança e uma pintura em guache sobre cartão feita pela própria filha do Imperador Pedro II agora completam o acervo do museu.

Neste 29 de julho, completam 173 anos do nascimento da princesa que promoveu a abolição da escravidão no Brasil e ficou conhecida como “A Redentora”.

Carro chefe do turismo em Petrópolis, o Museu Imperial é o principal museu que integra o circuito histórico-cultural do município. “A instituição é um dos símbolos da cultura em Petrópolis e é muito importante ver o seu acervo sendo enriquecido ainda mais. Isso proporciona que o acesso a esses objetos não vai ficar restrito à uma família ou uma instituição apenas. Qualquer pessoa vai poder visitar e conhecer um pouco mais sobre nossa história através desses objetos”, frisa o Superintendente de Cultura do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Marcos Pinho, que participou da cerimônia.

Entre as pinturas doadas está o retrato da Princesa Isabel feito em Munique, na década de 1850. O item foi doado por André Cahn. O outro, também retrato da princesa, foi feito em guache sobre marfim, datado da mesma década, uma doação do empório Multimix. E o guache sobre cartão, desenhado pela própria Princesa Isabel, intitulado de “Natureza Morta”, foi doado pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.

A cerimônia ainda contou com a presença do príncipe Dom Francisco de Orleans e Bragança, entre outras autoridades e instituições.


Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle