Comemorações dos 95 anos da Guarda seguem com doação de sangue


Nesta segunda-feira (08.07), a corporação abriu mais uma campanha de doação ao Banco de Sangue Santa Teresa. Os agentes que puderem doar estão convidados a participar, assim como os amigos da instituição. A meta, como nas outras iniciativas do mesmo tipo, é aumentar o estoque do banco de sangue, que precisa de uma média de 70 a 80 doadores por dia.

Cada doação de uma bolsa de 470 ml de sangue é dividida em quatro fragmentos, cada uma com tempo armazenagem diferente. As plaquetas, por exemplo, que são usadas para coagulação, são guardadas por apenas cinco dias e, por isso, é necessário um fluxo constante de doadores. O banco de sangue atende à demanda gerada pelas duas UPAs do município, o CTO, o Hospital Unimed e o Hospital Santa Teresa, este último, referência no atendimento à vítimas de acidentes.

Desde 2017, essa já é a oitava grande mobilização para doação de sangue feita pela Guarda. As campanhas vêm ocorrendo sempre no período anterior ao Carnaval, na época do aniversário da instituição e antes das festas de fim de ano.

“Essa campanha é fundamental, já que cada doação pode salvar até quatro vidas. Ela faz parte da nossa programação de comemoração de aniversário de 95 anos e eu convido a todos que podem participar para que venham e doem sangue, salvem vidas”, afirma o comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni.

A campanha terá sequência até o próximo domingo (14.07). Quem quiser participar em nome da Guarda é só comparecer ao Banco de Sangue Santa Teresa entre 7h e 18h, na Rua Paulino Afonso, 477 – Bingen. Podem doar qualquer pessoa entre 18 e 60 anos, em bom estado de saúde e com mais de 50 kg. Jovens de 16 e 17 anos só podem doar acompanhados dos responsáveis. Para a doação, não é necessário fazer jejum, mas é recomendado não ingerir alimentos gordurosos três horas antes ou consumir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores ao ato. As restrições são apenas a diabéticos e pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercing há menos de um ano ou fizeram procedimentos (como endoscopia) seis meses antes da doação.

#cidade

Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle