Começa no dia 10 de junho a Operação Inverno com acolhimento de pessoas em situação de rua


O Núcleo de Integração Social (NIS), no Alto da Serra, ampliou o número de vagas para atender a maior demanda no período. Até o dia 1º de setembro, os assistentes sociais intensificarão as abordagens pelas ruas da cidade para orientar que as pessoas em vulnerabilidade não durmam pelas ruas.

Ano passado, a Operação Inverno garantiu 1.178 pernoites durante os meses de frio intenso. As pessoas encaminhadas para a unidade de acolhimento, recebem lanche noturno e café da manhã. Durante o dia, eles são orientados a buscarem atendimento no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), localizado na Rua Souza Franco. No local, são atendidas cerca de 90 pessoas em situação de rua. Os usuários recebem toda a assistência necessária durante o dia. É disponibilizada estrutura para banho, alimentação e local para o armazenamento de pertences.

“O trabalho feito todos os dias pelos nossos agentes é reforçado nessa época do ano. A partir da Operação de Inverno, buscamos orientar a auxiliar para que a pessoa saia da condição de rua e se reinsira na sociedade”, destaca a secretária de Assistência Social, Denise Quintella.

A mesma estrutura de serviço e auxílio oferecida todos os dias no Centro Pop estará disponível para as pessoas que forem acolhidas durante a Operação Inverno. Os profissionais do Centro Pop agilizam a obtenção de documentos, quando o usuário não os possui, e promovem ações para que seja feita a reinserção da pessoa à sociedade, reintegrando-a, quando possível, ao ambiente familiar e ao mercado de trabalho. Aos que residem fora da cidade, é oferecida a possibilidade de retorno para o local de origem. Quando há interesse, o usuário recebe a passagem para voltar para casa.

Centro Pop faz busca de pessoas em vulnerabilidade diariamente

Duas equipes, cada uma formada por quatro agentes da Secretaria de Assistência Social, fazem ronda por toda a cidade, das 9h às 21h, na busca de pessoas em vulnerabilidade.

Foto:reprodução internet


Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle