Secretarias de Educação e Meio Ambiente oferecem curso de Capacitação em Educação Ambiental para professores da rede municipal

18/03/2019

 Com aulas teóricas e práticas, divididas em seis módulos, o curso tem como objetivo mostrar novas possibilidades de atividades para os professores, chamando a atenção dos jovens com relação a conservação do meio ambiente.

O primeiro encontro ocorreu na Casa da Educação Visconde de Mauá. 

Os encontros ocorrerão mensalmente e a cada bimestre será trabalhado um tema. Os eixos selecionados são: Unidade de Conservação e Água; Cidadania e patrimônio; Meteorologia e Defesa Civil; Lixo, Coleta Seletiva e Artesanato; Bem-estar Animal e Sementes e Árvores da Mata Atlântica.

“Através do curso os professores terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o projeto Inteligência Ambiental que norteia as atividades relacionadas a educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente. Os eixos serão trabalhados através de aulas teóricas e também praticas sempre com a supervisão de profissionais convidados pelo Meio Ambiente para tirar as dúvidas dos professores. A ideia é que os profissionais pratiquem e promovam atividades relacionadas a educação ambiental com os alunos, contando sempre com a colaboração da equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente”, explicou Anderson Campos, responsável pelo setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.

A aula inaugural do projeto contou ainda com palestras com os profissionais Paulo Leite – engenheiro agrônomo; Júlio Gazoni – professor de geografia e com uma visita técnica ao Parque Natural, na Ipiranga, sob a supervisão do biólogo Vítor Moreira.

“Importante salientar que ainda há vagas para esse curso e os professores que desejam participar podem entrar em contato com o Setor de Projetos da Secretaria de Educação. As escolas já promovem atividades interessantes com a temática da preservação e com o auxílio da Secretaria de Meio Ambiente tenho certeza que vamos obter resultados interessantes com os alunos”, afirma a secretária de Educação, Marcia Palma.

Participam do curso professores das disciplinas de HGTP – História, Geografia e Turismo de Petrópolis.“Acho uma ótima oportunidade para a renovação do conhecimento e uma oportunidade única para tirarmos dúvidas e elaborarmos projetos diferenciados com os alunos”, disse a professora Alessandra Souza.

Vale salientar que o curso atende a Lei de Educação Ambiental nº 9.795/99 e está em consonância com os princípios e diretrizes da lei municipal de Petrópolis n º 7.034/12 da política de Educação Ambiental.

“A ideia é de que os alunos possam construir, após o aprendizado repassado pelos professores valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente”, comentou o secretário de Meio Ambiente, Renato do Couto.

 

 

Curtir
Please reload

Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle