Políticas Sobre Drogas - metas para 2019 foram debatidas na em Conselho Municipal


Ralizada nesta quarta-feira (23.01), o estabelecimento de legislação que normatize ações preventivas sobre o consumo de drogas, foi um dos destaques do plano de ações para 2019. Com a participação de representantes do governo e da sociedade civil organizada, foi debatida a necessidade de criação de estratégias que promovam a conscientização da sociedade no que refere ao uso excessivo de álcool e drogas, especificamente entre os jovens e gestantes.

Uma atuação mais efetiva para discutir o tema na sociedade é o que planeja os representantes do Conselho. Entre os itens discutidos no plano de ações da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas está o estabelecimento de normas específicas para as empresas produtoras de bebidas alcoólicas da cidade. “Essa primeira reunião traçou importantes iniciativas para sejam estabelecidas políticas sobre álcool e drogas. Nosso objetivo é promover a interlocução entre os equipamentos da Saúde para se criar uma rede de atenção a esse tema”, reforça a secretária de Saúde, Fabíola Heck, que participou da primeira reunião do ano e destacou a importância de um planejamento para o controle social no que se refere ao uso de álcool e drogas.

Além de buscarem ações para conscientizar o uso de bebida alcoólica e drogas por jovens, o Conselho enfatizou as ações de prevenção ao cosumo do álcool por gestantes. Ao longo do ano serão realizadas ações para a implantação do Programa de Prevenção à Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). “O objetivo é criar um programa de política pública no Sistema Único de Saúde, de forma que haja capacitação e acompanhamento do Conselho”, destaca a presidente do Conselho, Leandra Iglesias, que atua para o fortalecimento do conselho e atue como órgão normativo e deliberativo.

#Saúde

Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle