Academias da Saúde oferecem terapias com Florais de Bach gratuitas

15/01/2019

Tratamento com florais é uma das Práticas Integrativas Complementares (PICs) oferecidas gratuitamente nas unidades

“A terapia com florais foi uma descoberta. Comecei a o tratamento há três meses e já tive muita melhora”, destaca a aposentada Rosa Dutra, 81 anos, que faz acompanhamento periódico para o tratamento com florais, uma das Práticas Integrativas Complementares (PICs) oferecida nas quatro Academias da Saúde do município. Nesta terça-feira (15.01) as ações se concentraram na unidade do Vale do Carangola, onde cerca de 30 pessoas foram atendidas ao longo do dia. A partir da parceria com a Associação Petropolitana de Profissionais de Práticas Integrativas Complementares de Saúde (APPPics), os usuários contam com aulas de yoga, e atendimento de shiatsu, acupuntura, fitoterapia, florais, shantala e terapia comunitária integrativa.

As sete modalidades de tratamento oferecidas são realizadas semanalmente, em dias específicos nas Academias da Saúde. Os usuários podem agendar para receber o atendimento gratuito às segundas-feiras, na unidade de Itaipava; às terças-feiras, no Vale do Carangola; às quartas-feiras, no Castelo São Manuel; e às quintas-feiras, na academia que funciona no Parque Cremerie, no Quitandinha. 

Os atendimentos são direcionados de acordo com o interesse e necessidade de cada usuário. A maior parte deles é realizada de forma individualizada, mas em alguns casos, outras alternativas são indicadas pelos profissionais por considerarem os resultados complementares. “A implantação dessas terapias nas academias tem como estratégia oferecer outro tipo de tratamento que complemente o medicamentoso ou até, em muitos casos, consiga evitar ou diminuir o uso de remédios pelos pacientes. As práticas integrativas muitas das vezes atuam de forma preventiva no cuidado da saúde”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck.

 

A terapeuta floral Celina Maria Soares, destaca a importância do método para a prevenção de doenças a partir do cuidado emocional. “A terapia floral é uma prevenção, qualquer doença surge do lado emocional. Quando o emocional é abalado a imunidade cai e é aí que vem a doença. A terapia floral trata de forma preventiva”, destaca a terapeuta que reforça a importância do cuidado em crianças. “O floral cuida dos traumas, dos medos, a insegurança, a carência afetiva, entre outros. Uma criança pode ter várias dificuldades e o tratamento floral em uma criança previne problemas no futuro, contribui até mesmo para o aprendizado”, salienta.

 

 

 

 

 

Curtir
Please reload

Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle