Hortas do Centro POP e do NIS oferecem oportunidade de trabalho

07/01/2019

     Os programas desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social prestam atendimento a pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade social para que sejam reintegradas à sociedade. Acompanhado pelo projeto há um ano, Paulo Cesar de Oliveira Couto, 50 anos, é um dos exemplos de que a ação tem gerado bons resultados. Após um ano sendo orientado pela equipe do NIS, deixou a posição de usuário e passou a ser prestador de serviço.

        A mudança na vida de Paulo Cesar foi possível a partir da iniciativa do próprio usuário, que identificou uma profissão, numa atividade antes tida como lazer. Após um ano recebendo o suporte do Centro Pop e abrigo durante as noites no NIS, Paulo Cesar se tornou o jardineiro da horta e faz a manutenção da área verde nas duas unidades que o atenderam. Atualmente ele continua frequentando os núcleos, mas na posição de profissional, ajuda a manter o cultivo de hortaliças que abastecem as próprias unidades e serve de exemplo para os outros usuários.  

            O Centro Pop e o NIS fazem um trabalho em conjunto para a reintegração das pessoas em risco social. No Centro Pop as pessoas contam com estrutura para o atendimento diário para higiene pessoal, manutenção de objetos pessoais, alimentação, atendimento psicossocial, regularização de documentação e encaminhamento profissional com indicação para processos seletivos e capacitação para o mercado de trabalho. “Buscamos fazer com que essas pessoas deixem de precisar do auxílio dos programas e restabeleçam suas vidas”, destaca a secretária de Assistência Social, Denise Quintella.

            O cultivo da horta que começou como uma atividade de lazer, tem incentivado outros usuários dos programas. “Por meio da horta, trabalhamos a integração social, a disciplina e a responsabilidade. Estamos sempre incentivando que os outros usuários também participem”, destaca Kátia, ressaltando que o cultivo do local, é consumido pelos próprios usuários. Aos sábados e feriados eles contam com alimentação no Centro Pop, durante a semana são encaminhados para o Restaurante Popular. A horta do NIS abastece as refeições oferecidas diariamente, para os cerca de 60 acolhidos.

 

           

Curtir
Please reload

Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle