Oi lidera ranking de reclamações no Procon em 2018

02/01/2019

A empresa Oi liderou o ranking de reclamações no Procon Petrópolis em 2018. No ano em que o órgão de defesa do consumidor bateu recorde no atendimento - mais de 26 mil, os setores de telefonia, serviços e bancários aparecem como os principais alvos de reclamação dos consumidores petropolitanos. A distância entre as primeiras colocadas, porém, surpreende: enquanto a líder segue com 1.175 reclamações, a Enel, segundo no ranking tem 529. Uma diferença de 45% entre as primeiras colocadas.

As queixas ligadas ao setor de telefonia são diversas: vão desde cobranças irregulares, a falhas na prestação do serviço. Os recorrentes problemas, no entanto, levaram o Procon a investigação preventiva que culminou na assinatura de Termos de Ajuste de Conduta. Como resultado, o Procon vai abrigar, em 2019, "Soluções Oi", o primeiro fora de uma Capital. A Claro também se comprometeu a disponibilizar um funcionário para atendimento em sua loja física e a TechCable já prepara, junto ao Procon, um método para garantir que os clientes tenham o devido atendimento.

 

Dentre as mudanças implementadas pelo Procon, a criação de um canal para denúncias via WhatsApp vem chamando atenção e hoje já é responsável por 35% dos atendimentos registrados no Procon. Há, ainda, uma página do Facebook e o formulário de contato no site www.petropolis.rj.gov.br/procon. Além disso, uma unidade de atendimento no Procon, no distrito de Itaipava, no Centro da Cidadania - uma antiga demanda de moradores dos distritos, atende a população. O Procon também realiza ações itinerantes -  Posse, Vale do Carangola, Alto da Serra, Quissamã e até o Centro, já receberam a ação.

 

 

 

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