Bancos se adaptam para atender o consumidor

27/12/2018

            Segundo segmento no ranking de reclamações no Procon Petrópolis, os bancos estiveram na mira do órgão de defesa do consumidor, que fiscalizou as agências mais de 350 vezes ao longo de 2018. E os motivos foram variados: desde o tempo de espera em filas e falta de vigilantes, até problemas de acessibilidade e falta de guarda-volumes – sendo os dois últimos resolvidos após as notificações do órgão.

            Entre os bancos, é o Bradesco que lidera entre os mais reclamados, sendo o 4º no ranking geral do Procon. Em seguida vem o Itaú e Caixa Econômica Federal que compartilham a 7ª colocação, Santander em 11º, Banco do Brasil em 17º, BMG em 20º lugar e Panamericano em 25º. Do total de reclamações, 18% são de bancos, sendo que a taxa de resolução é de 95%. O segmento fica atrás, somente, das operadoras de telefonia.

                       A legislação municipal 5.763/2001 garante ao consumidor petropolitano que seja atendimento em até 15 minutos em dias normais e em no máximo 30 minutos em vésperas de feriados e pós-feirados. Uma outra lei municipal, a 7.700, é que garante que o consumidor possa guardar suas coisas em um guarda-volumes antes de passar pela porta giratória dos bancos, evitando constrangimentos. Em Petrópolis, todas as agências já contam com o equipamento.

            Outra vitória para o consumidor é implementação da correta acessibilidade, obedecendo ao que está estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). As agências incluíram caixas especiais tanto no sistema de atendimento no interior das agências, quanto de autoatendimento. Também disponibilizaram rampas ou elevadores para acesso adequado e seguro ao interior das agências, além de mobiliário e guichês adaptados ao atendimento de cadeirante e pessoas com nanismo.

 

            

Curtir
Please reload

Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle