Secretaria de Meio Ambiente inicia uma campanha de recolhimento de lixo eletrônico nesta sexta-feira (14.12) na Praça Dom Pedro

14/12/2018

Evitar o descarte irregular de produtos eletroeletrônicos, que em contato com a natureza, podem promover a contaminação da água ou do solo. Uma barraca será montada, de 10h até 17h, para a coleta de celulares, computadores, câmeras digitais, notebooks e tablets, que serão destinados para uma empresa de reciclagem. A ideia é aproveitar o período de compras que antecede o Natal para conscientizar a população da importância do desapego de produtos mais antigos, dando destino correto para os itens eletrônicos. 

"Em geral, quando um equipamento eletrônico se mostra obsoleto ou está com algum tipo de defeito, é descartado pelo proprietário. Porém, esse tipo de produto não pode ser descartado de qualquer maneira, já que possuem substâncias químicas que podem causar a contaminação de solo e água. Com a campanha no Centro da cidade, a prefeitura quer facilitar a entrega desse tipo de material pela população no período de Natal.

"O lixo eletrônico contêm substâncias como chumbo, mercúrio, cádmio e berílio que, ao serem descartados incorretamente, poluem a natureza", explica o secretário de Meio Ambiente, Renato Couto.

 "Além do contaminar o solo e a água, estas substâncias químicas podem provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua", completa

A campanha é mais uma ação do projeto Inteligência Ambiental (IA) do setor de educação ambiental, criado pela Secretaria de Meio Ambiente em agosto do ano passado e que tem o objetivo de conscientizar a população da importância da preservação ambiental. O responsável pelo setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Anderson Maverick, explica que a prefeitura está cumprindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

“O lixo eletrônico é um tipo de lixo do nosso tempo e que precisa ser descartado de maneira correta. O trabalho em conjunto da prefeitura com a empresa Recicla Ambiental tem o objetivo de dar o destino correto a estes produtos”, disse Anderson.

Foto:reprodução internet

 

 

Curtir
Please reload

Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle