“Turismo e grandes eventos” é tema de consulta para Plano de Mobilidade Urbana


O objetivo do encontro foi ouvir da população e de professores e alunos da instituição propostas para melhorar a mobilidade na cidade sob o ponto de vista do turismo e grandes eventos que acontecem em Petrópolis. Todas as sugestões apresentadas serão analisadas durante a elaboração do documento, que vai nortear ações a serem adotadas pelo município na área.

Petrópolis é um dos principais destinos turísticos do Rio e recebe 1,6 milhão de visitantes por anos. O setor representa uma movimentação de R$ 660 milhões e gera 4,5 mil empregos no comércio, hotelaria e ramo gastronômico da cidade. Por isso, é um munícipio classe A no Mapa de Turismo Brasileiro, feito pelo Ministério do Turismo. Esse o ano, o calendário do município incluiu mais de 100 eventos, entre eles, grandes festas como Bauernfest, Bunka-Sai, Serra Serata e o Natal Imperial, que começa nesta sexta (30.11).

O diretor de turismo e eventos da TurisPetro, Marcelo Florêncio, compôs a mesa e ressaltou outra importância de se pensar em mobilidade quando se trata desse assunto.

Outra ideia levantada é a criação de terminais turísticos, um local não só para chegada de ônibus com visitantes, mas onde seria possível encontrar serviços como contratação de passeios, guias de turismo, compra de ingressos, translado e até mesmo vagas de hotel. Também foram sugeridas a retirada de vagas coladas a pontos turísticos, maior divulgação de destinos turísticos afastados do Centro Histórico e a criação de roteiros turísticos para outros bairros.

“Todas essas ideias serão analisadas com carinho e com cuidado para que o Plano de Mobilidade possa criar ações em diversas dimensões que podem realmente ser executadas em 10 anos”, disse o diretor técnico e operacional da CPTrans, Luciano Moreira.

Já foram realizadas consultas sobre transporte não motorizado, transporte público coletivo, transporte de cargas, patrimônio histórico e feiras livres e transporte individual de passageiros (táxis e aplicativos de transportes). Ainda serão discutidos transporte escolar, eixos de crescimento urbano, Lupos (Lei de Uso, Parcelamento e Ocupação do Solo) e leis de planejamento. Toda a discussão está disponível no site da CPTrans (www.petropolis.rj.gov.br/cptrans), onde também é possível apresentar sugestões e participar da pesquisa de origem e destino, dados que também serão usados para o PlanMob.

FOTO :REPRODUÇÃO INTERNET


Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle