Secretaria de Meio Ambiente ganha reforço no quadro técnico


Com o objetivo de atender de forma mais rápida e eficaz os pedidos de licenciamento ambiental, a prefeitura convocou mais dois engenheiros para o quadro técnico da Secretaria de Meio Ambiente. Dessa maneira, o município passa a contar com 12 profissionais especializados na pasta, atendendo de forma mais ágil as demandas do setor. No início da atual gestão, o Meio Ambiente contava apenas com quatro funcionários habilitados para responder as solicitações, o que prejudicava o andamento dos requerimentos.

“Estamos trabalhando para reforçar o quadro técnico de todos os setores da prefeitura. É importante atender as demandas que chegam ao governo com profissionais qualificados. A Secretaria de Meio Ambiente é a pasta responsável por avaliações importantes, como o licenciamento de indústrias e empresas e a indicação de manejos de árvores. Cada vez mais precisamos de pessoas habilitadas para esse tipo de serviço”, pontua o prefeito Bernardo Rossi.

Neste ano, o setor de licenciamento ambiental já atendeu a 429 pedidos, entre autorizações para a instalação de novas empresas, licenças de operação e de recuperação. Com a presença de mais dois técnicos, a pasta vai aumentar a efetividade do serviço. Segundo Renato Couto, secretário de Meio Ambiente, é fundamental que o trabalho de licenciamento seja realizado de forma criteriosa.

“Nossa cidade conta com diversas áreas de preservação, então é fundamental que o nosso corpo técnico esteja robusto, preparado para atender as demandas. Com mais profissionais, nosso objetivo será agilizar os processos que chegam à secretaria”, disse Renato.

Também nesta gestão foi reativado o setor de fiscalização ambiental. Desde janeiro do ano passado, foram atendidas mais de 1.600 denúncias em 23 meses de trabalho. Neste período foram entregues 180 multas e 380 notificações. De todos os casos, cerca de 48% são de desmatamento. Outros 20% foram de queimadas. Outra denúncia comum é a falta de licenciamento, com 10%.

O setor de fiscalização recebe por dia, em média, três denúncias de desmatamentos pela cidade. Por conta da demanda, o setor organiza um cronograma de visitas na cidade e também a partir de denúncias, fazendo vistorias em locais apontados pelos reclamantes.

"A população é nossa parceira e deve denunciar os casos. Para isso, disponibilizamos um número de celular que funciona 24 horas, todos os dias da semana, para recebermos as denúncias", disse Renato.

Os telefones para denúncias são o (24) 2233-8180 e (24) 98828-8633. A população também pode ir à sede da Secretaria de Meio Ambiente, que fica no Centro Administrativo, na Av. Barão do Rio Branco, 2.846 – Centro. O horário de funcionamento é de 9h às 18h, de segunda a sexta.


Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle