Polo do Núcleo de Assistência Farmacêutica abre à população na segunda-feira com mais de 300 tipos de medicamentos

08/11/2018

Mais um polo do Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) será aberto à população na próxima quinta-feira (12.11). A nova unidade vai funcionar em Corrêas, na rua Vigário Corrêa, 69-A. No local serão disponibilizados mais de 300 tipos de medicamentos, para tratamentos diversos, para os cerca de 2000 pacientes ativos no Sistema Único de Saúde (SUS) no município.

A nova sede do polo pretende organizar a distribuição dos medicamentos e garantir um atendimento mais rápido e humanizado aos usuários. “Esse é mais um ganho para rede pública de saúde na nossa cidade. O paciente que chegar neste polo vai receber todo o suporte necessário para dar continuidade ao tratamento indicado. Aqui, vamos ter profissionais preparados orientar os usuários. Essa nova estrutura adequa a distribuição dos medicamentos”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Antes da nova sede, o NAF contava com o atendimento na farmácia do ambulatório do Hospital Alcides Carneiro (HAC), em estrutura reduzida e era de acesso dificultado para os pacientes que não eram oriundos do HAC. 

A lista de medicações disponível no NAF, pode ser consultada através do site da Prefeitura http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/ e também estará relacionada em uma cartilha, que será fornecida aos profissionais da rede médica do município. Com essa medida, se pretende uniformizar o atendimento público de saúde. “Se formos somar tudo que fornecemos nos postos de saúde, a nossa lista de remédios é muito maior do que a gente já dispensa dentro de um protocolo, mas existem muitos médicos que ainda prescrevem fora dessa lista e muitas vezes temos produtos que podem ser substituídos”, destaca a Rosilene Borsato Costa.

O NAF atende todos os usuários da rede pública de saúde e ainda, reforça o fornecimento de medicamentos indicados por mandato judicial, por demanda administrativa e remédios básicos. Os pacientes da rede privada que recorrerem ao polo, passam por avaliação do receituário médico.  A recomendação é de que a cidade funcione com duas unidades, a outra fica localizada na Rua Epitácio Pessoa, no Centro “Estamos melhorando o acesso da população para esse tipo de atendimento”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck.

 

 

Curtir
Please reload

Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle