Prefeitura planeja ações para estimular a prática do Mountain Bike em Petrópolis

06/11/2018

O fomento ao esporte como ferramenta para atrair mais turistas. Com esse objetivo, a prefeitura está planejando um conjunto de ações para estimular a prática do Mountain Bike (MTB) em Petrópolis. Nesta terça-feira (06.11), o prefeito Bernardo Rossi esteve reunido com Henrique Avancini, atleta petropolitano campeão mundial de MTB cross-country maratona, no Parque Natural Municipal Padre Quinha, na Av. Ipiranga, para analisar a possibilidade de utilizar um trecho das trilhas existentes no local para a modalidade. A ideia é preparar o espaço para receber as bicicletas, de forma que não ocorram prejuízos ambientais, trazendo uma nova opção de entretenimento para os moradores da região.

            A parceria com o atleta também vai render frutos em outros pontos do município. Avancini recomendou quatro pistas na cidade, que estão sendo chamadas de “polos”, onde serão feitas ciclorrotas: em Secretário, Vale do Cuiabá, Vale das Videiras e Vale Florido. O objetivo principal é preparar os locais para que os praticantes percorram as trilhas de maneira autônoma, sem a utilização de serviços de guia ou de GPS. Para isso, os locais vão receber sinalização específica para fortalecer o esporte e ainda atrair visitantes.

“A ideia é que o poder público faça a marcação e a divulgação dessas rotas, para trazer o turismo até esses polos. A ideia é sinalizar para que as pessoas consigam usar esses locais de forma espontânea e conheçam a área em segurança. São rotas seguras. A ideia é oferecer esse primeiro contato para o visitante de fora, mas fazer com que a comunidade abrace esse novo consumidor e comece a oferecer serviço. Então o objetivo é oferecer uma nova modalidade de turismo pra cidade ou pelo menos fomentar uma que já existe, só que não é estruturada”, explica Avancini.

  As conversas entre o atleta e a prefeitura já acontecem há cerca de um ano. Os projetos foram avaliados pelo próprio prefeito, além da Turispetro e a Superintendência de Esportes e Lazer.

“A pista de Secretário já está autorizada e os trabalhos vão começar ainda este ano. Mas temos também um segundo projeto com o Avancini, que é o Pump Track no Parque Municipal, em Itaipava. Pretendemos começar a construção no ano que vem. Isso é muito importante porque é um benefício que atinge tanto o turista quanto o petropolitano. E nos ajuda a divulgar o circuito de ecoturismo”, frisa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

A Pump Track é uma pista de circuito contínuo, considerada a mais democrática da modalidade. “Hoje temos poucas pump track asfaltadas no Brasil. É uma pista muito legal para quem gosta de bike, mas que permite a utilização de skate, patins, patinete, entre outros. Petrópolis será uma referência para o país no investimento em Mountain Bike”, garante Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer.

Participaram do encontro o vice-prefeito Baninho; os secretários de Meio Ambiente, Renato Couto; de Obras, Ronaldo Medeiros; de Administração e Recursos Humanos, Marcus von Seehausen; de Serviços, Djalma Januzzi; o comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni; o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá; o diretor técnico e operacional da CPTrans, Luciano Moreira; o presidente da Câmara Municipal, Roni Medeiros; além de representantes da Águas do Imperador.

 

 

Curtir
Please reload

Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle