Prefeitura e UNIFESO fazem convênio para estágio de estudantes de medicina veterinária na cidade


Um convênio entre a prefeitura e o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) pode trazer alunos do curso de medicina veterinária para cumprirem o estágio obrigatório em Petrópolis. A ideia é que os estudantes colaborem no mapeamento dos animais do município - em lares e em situação de abandono - assim como nas ações educacionais de orientação nas comunidades sobre maus tratos e a posse responsável, que são promovidas pela Coordenadoria de Bem-estar Animal (Cobea). Outra atribuição importante para os universitários será a prevenção de algumas zoonoses, que são doenças infecciosas de animais que podem ser transmitidas para os seres humanos.

Em reunião realizada na noite de segunda-feira (29.10) na prefeitura, o professor André Vianna Martins, coordenador do curso de medicina veterinária da UNIFESO, disse que o foco do convênio será a cooperação técnica, o que vai contribuir no desenvolvimento dos estudantes. Dados da instituição indicam que até 75% das doenças infecciosas existentes são de origem animal. A parceria tem o objetivo de levar os estudantes para as comunidades da cidade, com foco na prevenção aos casos.

"É uma parceria que também pode se estender para outras áreas da prefeitura. A ideia é que nossos alunos contribuam nas ações de orientação da prefeitura, prevenindo casos de maus tratos e ajudando os moradores com os animais domésticos. Para os estudantes, o estágio é uma forma de desenvolvimento, colocando em prática aquilo que aprendem em sala de aula", explica o professor André Vianna.

A coordenadora de Bem-estar Animal, Elisabete Amorim, explica que os estagiários serão residentes em Petrópolis e que são do último ano do curso de medicina veterinária e podem atuar na ações educacionais e nas orientações que acontecem nas comunidades. A parceria com a UNIFESO vai contribuir no trabalho de prevenção realizado no município.

Participaram da reunião o vice-prefeito Baninho, a secretária de Saúde, Fabiola Heck, a coordenadora de Bem-estar Animal, Elisabete Amorim, o coordenador de Relações Institucionais da Prefeitura, Roberto Júnior, e o procurador Geral do município, Sebastião Médici.

Foto reprodução internet :.cmc.pr.gov.br


Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle