Inpas recebeu palestra sobre “Conscientização sobre o Câncer de Mama”


Com o objetivo de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, os aposentados e pensionistas do Inpas participaram nesta quarta-feira (31.10) da palestra com a psicóloga da Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO), Aline Barbosa. Junto a palestrante, o grupo pode conhecer uma convidada especial: uma Vitoriosa – como são as mulheres que lutam ou venceram o câncer com histórias de superação e transformação – Neiva Pereira da Silva.

O atendimento psicológico é um dos segmentos de suporte que a APPO oferece em parceria com a Prefeitura de Petrópolis. Hoje a associação possui uma sala no Hospital Alcides Carneiro dando apoio aos pacientes e familiares junto com assistentes sociais, psicólogos além de terapias holísticas.

A psicóloga Aline Barbosa destacou a importância da palestra. “Estamos aproveitando a mobilização do Outubro Rosa para mostrar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Distribuímos folhetos informativos durante a palestra e apresentamos o trabalho da APPO. Ainda existem casos de diagnóstico da doença avançada e queremos que esses números acabem. Através de reuniões assim podemos conscientizar e mostrar que o câncer diagnosticado no início pode sim ter cura”, contou.

Segundo Aline, o suporte é oferecido não só ao paciente como à família. Várias pessoas de outras cidades também são assistidas no município. É o caso da vitoriosa Neiva que vem de Nova Friburgo para fazer o tratamento em Petrópolis. “O meu depoimento hoje é para ajudar o paciente e a família do paciente. Quando estamos doentes a família fica doente junto. A doença diagnosticada no início não é sentença de morte. Tem tratamento e cura. Tenho muita fé e já estou acabando o meu tratamento de radioterapia”, contou Neiva Pereira da Silva.

O diretor-presidente do Inpas, Fernando Fortes, ressaltou que o instituto disponibiliza o espaço todo mês para que os aposentados e pensionistas possam discutir diversos assuntos. “O “Café com Sabedoria” acontece com o objetivo que disponibilizar mais conhecimento sobre um determinado assunto. Os associados têm a oportunidade de participar das palestras sempre com temas diferenciados e depois ainda tomar um café aqui no Inpas”, frisou Fernando.


Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle