Alunos de Engenharia Civil da UCP são destaque com 1º lugar em concurso no 60º Congresso Brasileiro


Quatro estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) se destacaram no 60º Congresso Brasileiro do Concreto, promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), conquistando o 1º lugar – de 36 equipes inscritas de universidades de todo o país - no concurso Quem sabe faz ao vivo, realizado durante o evento em Foz do Iguaçu, no Paraná. A competição, que aconteceu na última sexta-feira (21.09), teve como objetivo a confecção de um traço de concreto, em tempo real, com materiais que foram disponibilizados na hora para os participantes e que tivesse o menor consumo de cimento, mas com maior resistência possível.

Os alunos Leonardo de Souza Corrêa, Luana Ferreira de Carvalho, Ana Cláudia de Mello Nascimento e Ana Beatriz Brandão Medina Dolher Souza – estudantes do 7º e 8º períodos - formaram a equipe da UCP vencedora, sendo uma das duas do Estado do Rio de Janeiro que competiram. O grupo teve que fazer em 40 minutos o chamado traço ou dosagem de concreto, que é a quantidade de cada material que vai entrar na dosagem - pedra, areia, cimento, água e aditivos - para atingir a maior resistência, a cor determinada e com menor consumo de cimento para ficar mais barato.

Para os docentes do curso, a conquista é uma vitória dos estudantes e que mostra a relevância do trabalho desenvolvido pela UCP.

“Estamos muito felizes com essa conquista, pois é resultado de um trabaho de longo prazo, de participar e levar o conhecimento da UCP para esses concursos. Mostra que o caminho do trabalho que estamos desenvolvendo na UCP há muitos anos, levando o conteúdo da sala de aula para os laboratórios, é o caminho correto. Para esses alunos, é um aprendizado que vão levar para a vida e que necessariamente vai gerar um incentivo para que outros alunos venham para o laboratório de Engenharia para participar de concursos e projetos. Eles fizeram um trabalho de formiguinha, ficando aqui uma hora todos os dias. Estão de parabéns por esse resultado”, ressalta Robson Gaiofatto.


Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle