Campanha de doação de sangue da Defesa Civil ajuda a salvar até 100 vidas

19/09/2018

A campanha de doação de sangue da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias para o banco que fica no Hospital Santa Teresa vai ajudar a salvar até 100 vidas. A ação foi realizada nesta terça-feira (18.09) e reuniu 26 pessoas, entre agentes, familiares e amigos da pasta. O trabalho solidário teve como objetivo contribuir com o estoque do local, que está abaixo do considerado ideal desde o início do inverno. Também foi uma homenagem ao Dia Internacional da Caridade, comemorado pela Organização das Nações Unidas no dia 5 desse mês. A doação de sangue foi a sexta campanha do eixo humanitário do Plano Inverno 2018 de Petrópolis, que busca atender aos mais necessitados através de ações solidárias.

Os estoques do banco de sangue estão abaixados do considerado ideal desde junho, por causa das baixas temperaturas da estação. Em virtude das doenças causadas pelo frio, muito doadores acabam não passando pela triagem realizada no local. A ida ao banco de sangue é 100% voluntária e pode beneficiar diversas pessoas, independentemente de parentesco. Cada doação pode ajudar a salvar até quatro vidas.

 

Rodrigo Moreira, que é captador do Banco de Sangue Santa Teresa, explica que o local atende três hospitais credenciados da cidade e região, realizando, em média, 650 transfusões por mês. Ele ressalta que a importância da população ajudar neste momento, por causa da baixa nos estoques.

O banco está localizado no Hospital Santa Teresa, na rua Paulino Afonso, 477, no bairro Bingen. O local possui estacionamento próprio, sendo gratuito para os doadores. Mais informações pelo telefone (24) 2245-2324/ (24) 99269-4355.

Critérios para doar

Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável).

 O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem e/ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.

 

 

Curtir
Please reload

Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle