Cursos gratuitos de informática com inscrições abertas

14/09/2018

Uma boa dica para quem está em busca de cursos de informática gratuitos é fazer a inscrição nos Centros de Inclusão Digital – CIDs – da prefeitura. Atualmente 11 estão em funcionamento nos bairros: Centro, Manoel Torres, Quissamã, Nogueira, Pedro do Rio, Itaipava, Comunidade Oswaldo Cruz, Vale do Cuiabá. Retornarão em breve o Liceu Municipal Carlos Chaga - Barão do Rio Branco, Posse, Vila São José e Quitandinha, São Sebastião. Os CIDs são equipados com computadores com acesso à internet. Nos laboratórios, crianças, jovens e adultos têm a oportunidade de participar de aulas de introdução à informática.

Os CIDs voltaram a funcionar nesse ano graças a uma força tarefa da prefeitura, através do Departamento de Políticas Públicas de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com as comunidades. Cento e cinquenta máquinas estão em funcionamento e 300 pessoas já estão participando dos cursos.

Nos CIDs atuam estagiários e instrutores da prefeitura. Eles possuem um plano de aulas que norteia os conteúdos dos cursos. Nessa semana voltou a funcionar o CID da Comunidade Oswaldo Cruz. No local estão sendo oferecidas 50 vagas.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini, a reativação dos espaços com a garantia do serviço e manutenção dos equipamentos é o objetivo principal. “Os CIDs que estavam abertos antes dessa gestão funcionavam de forma precária e com as máquinas em péssimo estado. Antes de anunciar as vagas, tivemos a preocupação de garantir o funcionamento de todas as máquinas para que o atendimento ofertado seja de qualidade. Uma equipe do Departamento de Ciência e Tecnologia está visitando regularmente esses espaços e garantindo as manutenções necessárias para o bom funcionamento”, disse.

As inscrições para os cursos podem ser feitas diretamente nos CIDs. “Em caso de dúvidas, as pessoas podem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. As manutenções dos computadores são feitas no CERT”, explica Leonardo Sindorf, assessor técnico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e responsável pela fiscalização nos CIDs. O telefone da Secretaria de Desenvolvimento Econômico é 2233-8135 - ramal: 2085.

“Alguns cursos estão em andamento e outros estão com inscrições abertas, dependendo da programação de cada CID por isso é importante que os interessados entrem em contato direto com os instrutores nos CIDs”, contou o diretor do Departa mento de Políticas Públicas de Ciência e Tecnologia, Marcelo Simões.

Confira os endereços dos CIDs em funcionamento:

Rua Nossa Senhora da Aparecida, Centro.

Rua Manoel Torres, nº 395, Manoel Torres – CEI A Sementeira

Rua Visconde de Souza Franco, 474 - Casa da Cidadania

Rua Quissamã, n° 1737 – 3ª Igreja Batista

Avenida Leopoldina, nº 590 – Nogueira

Estrada da União e Indústria, nº 18060 - Itaipava

Rua Capitão José Leal, s/n (Antiga Estação), Pedro do Rio – Centro Cultural

Rua Monsenhor Bacelar, nº 590, Centro. – Terra Santa

Rua Souza Filho n° 590, Centro

Rua General Rondon, nº 1377 - Quitandinha

Estrada Ministro Salgado Filho, nº 4825 – Vale do Cuiabá (atende alunos da Escola Santo Antônio Padre Quinha)

 

 

Curtir
Please reload

Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle