Fogo consome mais de 2 mil metros quadrados de mata no fim de semana

10/09/2018

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias e a Polícia Militar realizam uma nova ação de conscientização sobre os riscos e os problemas causados pelas queimadas na próxima quarta-feira (12.09), às 10h, na Praça de Corrêas. Será a terceira etapa da Blitz Verde, ação que distribuiu mais de 2 mil cartilhas de prevenção a queimadas no Centro e em Itaipava. Somente no último fim de semana, três incêndios florestais consumiram mais de 2 mil metros quadrados de mata - o equivalente a mais de 2 campos de futebol - em Corrêas, Roseiral e Cascatinha. A ação faz parte do Plano Inverno de Petrópolis 2018, que busca enfrentar as ameaças da estação com ações em dois eixos: operacional e humanitário.

Neste ano, desde janeiro, são mais de 50 casos registrados pelo Corpo de Bombeiros em regiões como Araras, Secretario, Itaipava, Nogueira e Posse. Desde o início do período de estiagem, em julho, são mais de 180 hectares destruídos pelo fogo. A ideia dos órgãos é envolver a população para reduzir o número de casos na cidade. Segundo o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz, o trabalho de prevenção é fundamental neste processo.

A região de Corrêas é considerada muito sensível para a questão dos incêndios florestais. Além de ser uma área com muita vegetação, é também um centro urbano. Dessa forma, nos preocupa, além dos danos ambientais, os danos materiais e humanos. Existem muitas residências e comércios próximos de áreas verdes

“Corrêas é um ponto estratégico para o nosso trabalho que busca a redução do número de ocorrências. Além de ser uma área com muita vegetação, também é um centro urbano. Dessa forma, nos preocupa, além dos danos ambientais, os danos materiais e humanos. Existem muitas residências e comércios próximos de áreas verdes”, afirma Paulo Renato, lembrando que naquela região existe a sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), no Bonfim, além de outras áreas suscetíveis aos incêndios florestais.

O trabalho preventivo da Defesa Civil também estabelece ações de resposta para agilizar o atendimento às ocorrências e minimizar os efeitos das queimadas. O Plano Inverno de Petrópolis 2018, com suas respectivas matrizes de atividades e responsabilidades, está disponível para download no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Foto ilustrativa de incêndios passados

 

 

 

Curtir
Please reload

Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle