1.500 cartilhas de prevenção a queimadas são entregues em Ação do Plano Inverno


Conscientizar motoristas e pedestres sobre os problemas causados pelos incêndios florestais. Com esse objetivo, a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias e a Polícia Militar realizaram nesta quinta-feira (30.08) a Blitz Verde, que distribuiu cerca de 1.500 cartilhas de prevenção a queimadas em Itaipava. O trabalho antecipado também busca reduzir o número de ocorrências nos distritos. Neste ano, desde janeiro, são 47 casos registrados pelo Corpo de Bombeiros em regiões como Araras, Secretario, Itaipava, Nogueira e Posse. A ação faz parte do Plano Inverno de Petrópolis 2018, que busca enfrentar as ameaças da estação com ações em dois eixos: operacional e humanitário.

“O período de estiagem, que favorece o surgimento e a propagação dos incêndios florestais, vai até meados de novembro. A presença da polícia reforça que a prática é crime, assim como a soltura de balões, que causam danos ao meio ambiente e a saúde da população. Não podemos perder o foco e precisamos da ajuda da população como nossa grande aliada contra as queimadas”, afirma o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz.

"É importante que a população entenda que as práticas são crime e que podem denunciar para a Polícia Militar através do 190. Dessa maneira, acreditamos que podemos diminuir o número de ocorrências dentro do município", explica.

Outra ferramenta importante na prevenção a incêndios florestais é o drone, que foi utilizado pela Defesa Civil em parceria com órgãos ambientais no mapeamento e monitoramento de áreas de preservação. Mesmo após o término deste trabalho, o equipamento permanece disponível para os órgãos ambientais e para o Corpo de Bombeiros em caso de queimadas.

O trabalho preventivo da Defesa Civil também estabelece ações de resposta para agilizar o atendimento às ocorrências e minimizar os efeitos das queimadas. O Plano Inverno de Petrópolis 2018, com suas respectivas matrizes de atividades e responsabilidades, está disponível para download no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).


Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle