Petrópolis lança mapa do Circuito das Cerejeiras e concurso de fotografia

16/07/2018

Cerimônia que deu início ao plantio das 110 mudas de cerejeiras aconteceu na sexta-feira (13.07) com a presença do cônsul do Japão, no Parque Municipal

            Período da florada, Petrópolis está lançando um mapa do Circuito das Cerejeiras na cidade e um concurso de fotografia que vai premiar o melhor registro da árvore. As sakuras, como são chamadas pelos orientais, são símbolo da cultura japonesa e enfeitam diversos pontos em todo o município. Nesta sexta-feira (13.07), elas também ganharam um reforço com o início do plantio de 110 mudas doadas pela “Comissão dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil”, comemorados este ano. A cerimônia, que contou com a presença do cônsul geral do Japão no Rio de Janeiro, Yoshitaka Hoshino,e integrantes da comunidade japonesa, além do prefeito Bernardo Rossi, foi realizada no Parque Municipal, em Itaipava, que recebeu 100 das 110 mudas. As outras 10 irão para o Centro Histórico.

                       No Parque Municipal também foi descerrada a placa que marca o plantio comemorativo dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil. Em 1908, os primeiros 781 imigrantes desembarcaram em Santos, em São Paulo, e até hoje vêm ajudando no desenvolvimento do país. “É um prazer estar aqui plantando as cerejeiras, árvore símbolo do Japão. A cidade de Petrópolis, além da importância histórica para os brasileiros, possui uma forte ligação com o Japão”, disse o cônsul.

As cerejeiras começaram a surgir em Petrópolis em 1995, quando quatro agremiações nikkeis do estado, em comemoração aos 100 anos da assinatura do “Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão”, também plantaram 300 mudas de “sakura”, nome japonês da árvore, em Petrópolis. Na ocasião, além do lago, também foram plantadas mudas no Museu Imperial e no Palácio Rio Negro.

 

 

Curtir
Please reload

Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle