Abertura da Semana do Meio Ambiente acontece no Museu Imperial no dia 4 de junho


A abertura da Semana do Meio Ambiente acontece no próximo dia 4 de junho, na Concha Acústica do Museu Imperial, a partir das 13h30. No primeiro dia de atividades, será oferecida uma programação voltada para o público infantil, com espetáculo de capoeira, desenho animado sobre coletiva de lixo e um musical. Também acontecem palestras sobre Geografia, Defesa Civil, Gestão de Recursos Hídricos e Direito Ambiental. A reunião que define o restante do planejamento acontece nesta terça-feira (22.05), às 10h, no Centro de Cultura Raul de Leoni.

Neste ano, a Semana do Meio Ambiente vai tratar das unidades de conservação existentes na cidade e conscientizar sobre a importância da economia e preservação da água. Outro objetivo é valorizar as áreas verdes de Petrópolis, com foco na preservação da Mata Atlântica, presente em praticamente todo município.

"Precisamos falar mais sobre a importância da preservação ambiental com as crianças e os adolescentes e a Semana do Meio Ambiente será importante neste sentido. Serão apresentadas questões que influenciam diretamente a vida de cada um de nós, como o abastecimento de água e a qualidade do ar que respiramos, por exemplo”, explica o secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio, ressaltando a importância do evento para o município.

“Outros temas também serão abordados, entre os quais queimadas, descarte do lixo, cidadania, economia de água, desmatamento, reflorestamento e patrimônio. Essa discussão precisa estar no cotidiano dos petropolitanos", completa Fred.

Uma das atrações será a participação de professores e alunos do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj). Para o professor de biologia da instituição, Arthur Alves, é necessário promover os trabalhos de conscientização nas escolas e buscar incentivar novos estudos na área.

Além da programação oferecida dentro do evento, a Secretaria de Meio Ambiente segue trabalhando com foco nas escolas: desde março, a pasta plantou mais de 150 mudas dentro do projeto Árvores na Minha Escola. O objetivo do projeto é cultivar mil e quinhentas árvores em 80 escolas municipais até dezembro.


Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle