Drone auxilia Meio Ambiente na identificação de irregularidades


Meio Ambiente registrou 270 notificações em cinco meses de uso da ferramenta. Foram 143 horas de sobrevoo em atendimentos a denúncias de crimes ambientais, como desmatamento, invasões de áreas de preservação e despejo irregular de entulho. A ferramenta vem sendo bastante utilizada no atendimento às ocorrências pelos fiscais, que aplicaram 134 multas no mesmo período. Houve também uma prisão em flagrante em Araras de um homem que fazia o corte, sem autorização, de 20 árvores.

O equipamento permite um alto nível de detalhamento do solo, facilitando o trabalho dos agentes e dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente. Além disso, o drone consegue sobrevoar áreas de mata fechada, permitindo o monitoramento e a fiscalização dessas regiões. O secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio, enumerou os benefícios da ferramenta para a pasta.

“A partir do primeiro registro com o drone, os agentes ambientais conseguem intensificar as ações em todo o município, aprimorando as ações com o objetivo de identificar e responsabilizar os infratores de forma mais rápida. Os agentes também conseguem sobrevoar áreas de difícil acesso, em que a fiscalização teria dificuldade em chegar”, explica Fred.

Outro benefício é o custo das operações realizadas com o drone: o equipamento é uma alternativa muito mais barata e eficiente. O trabalho de mapeamento, por exemplo, normalmente é realizado por helicópteros tripulados e não garante imagens aproximadas, por conta da instabilidade da aeronave. A ferramenta permite uma visão mais ampla do habitat dos animais ou das áreas de preservação, o que os tornam mais eficazes no envio de informações.

"A fiscalização de áreas verdes tem obstáculos técnicos pelas dimensões e pela necessidade de precisão. Os drones apresentam, até o momento, bons resultados quando adotados para acompanhamento de áreas reflorestadas e de mata coberta", garante o secretário.


Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle