Caminhos do Brejal - Região turística conta com 19 propriedades que podem ser visitadas


Longe dos holofotes das luxuosas construções que fazem parte do patrimônio histórico cultural de Petrópolis, os cenários rurais da cidade são considerados tão exuberantes quanto pelos amantes da natureza, dos animais, além, claro, de uma boa comida caipira. No Brejal, distrito da Posse, as plantações, sítios, fazendas e produções locais começaram a fazer tanto sucesso que hoje estão entre os roteiros turísticos do município. Ao subir a região, quando os celulares começam a ficar incomunicáveis, é sinal de que o visitante pode deixar os problemas no asfalto e curtir o clima fresco das montanhas sem preocupações, em meio à mata e ao som dos animais. São 20 propriedades abertas à visitação que contam um pouco da história do lugar. Elas fazem parte do Circuito ecorural Caminhos do Brejal.

É um paraíso rural a menos de uma hora do Centro Histórico, que, no ano passado, recebeu um grupo turístico por fim de semana e, em 2018, já dobrou a visitação se comparado ao mesmo período do ano anterior. Em junho, um grupo de 60 pessoas já está agendado para conhecer a região. O número é maior do que o movimento de um ano inteiro tempos atrás. A prefeitura vem apoiando o circuito com a divulgação do atrativo e também em melhorias estruturais, como nos caminhos de acesso às propriedades, e vem trabalhando para aumentar ainda mais o movimento na região, que conta com o maior polo de produção orgânica do estado do Rio de Janeiro. Quando o projeto começou, há 16 anos, apenas quatro propriedades faziam parte do circuito.

Atualmente, o forte são as hortaliças e o chuchu, mas, no total, os cerca de 300 produtores da região produzem os mais diversos produtos, como ervas, shitake, legumes, trutas, escargots e até chocolates e cachaça. As paisagens em meio ao verde e as atividades integradas à vida no campo, como cavalgadas e caminhadas ou almoço feito no fogão à lenha são atrativos à parte. Há opções, inclusive, para hospedagem dentro de propriedades rurais.

Uma das primeiras paradas do circuito é a Fazenda Vira Mundo, que fica na localidade conhecida como Serrinha do Brejal. Lá, os visitantes conhecem um pouco do projeto educativo e as atividades realizadas no local, como oficinas, feiras, exposições, festivais, além do, recém inaugurado, “Entreposto”, que conta com uma lojinha dos produtores locais.

O Circuito Caminhos do Brejal pode ser feito em carro particular, vans, microônibus, com a contratação de condutores, ou com o Jeep Tour, no qual é possível ter um contato maior com a natureza, já que o carro é aberto.

O circuito é administrado pela Associação Sócio Educativa e de Turismo Eco-Rural do Caminhos do Brejal.


Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle