Em quatro meses Vigilância Ambiental encaminhou 57 animais peçonhentos ao Instituto Vital Brazil


Petrópolis é referência em todo o Estado no envio de animais peçonhentos para produção de soros no Instituto Vital Brazil. Ampliando o fornecimento do medicamento em todo o Estado, a Vigilância Ambiental encaminhou no ano passado 176 animais ao instituto. Neste ano, através de um trabalho educativo junto às comunidades, o envio de peçonhentos vivos aumentou em 40%, com 71 animais enviados em apenas quatro meses.

Em contrapartida, os acidentes com amimais peçonhentos como cobras, escorpiões e aranhas também aumentaram. No ano passado foram registrados 176 casos de intoxicação em Petrópolis e neste ano, de janeiro a abril, os acidentes já estão em 71 casos. As chuvas típicas desta época do ano fazem com que os animais peçonhentos procurem abrigo em locais secos, o que aumenta a ocorrência desse tipo de acidente entre a população.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, reforça que em caso de acidente a pessoa deve procurar imediatamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro. O local é um dos polos para todas as cidades da Região Serrana na aplicação diária dos soros antirrábico, antitetânico, antiofídico (picada de cobra), antiaracnídico (picada de aranha) e antiescorpiônico (picada de escorpião).

A coordenadora da Vigilância Ambiental, Maria Beatriz Fagundes Pellegrini, explica que a população deve acionar o Corpo de Bombeiros para a retirada dos animais ainda vivos do local. Após o recolhimento, eles são encaminhados para a vigilância para cadastro e encaminhamento para o Instituto Vital Brazil que produz soros específicos para cada tipo de acidente com peçonhento.

“Os animais que não são peçonhentos são devolvidos à natureza. Cabe reforçar que é preciso atenção no manuseio de plantas e galhos neste período e os moradores em áreas de matas onde já é frequente o surgimento desses animais devem inspecionar roupas, calçados, toalhas de banho, de rosto e roupas de banho antes de usá-los”, explica Maria Beatriz.


Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle