Drone ajuda Defesa Civil e Rebio Araras no monitoramento de áreas com altos índices de incêndios florestais

07/05/2018

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias e a Reserva Biológica Estadual de Araras (Rebio-Araras) firmaram, nesta semana, uma parceira para mapear e monitorar áreas com maiores índices de incêndios florestais. Um drone da Defesa Civil será utilizado para estudar as regiões. A cooperação faz parte do Plano de Inverno 2018, organizado pela Secretaria, com o objetivo de reduzir o número de focos de incêndios florestais nas áreas mais sensíveis da cidade e estabelecer um plano de ação para agilizar a resposta às ocorrências. 

Esta semana, as equipes já atuaram em conjunto e com o uso do drone: no interior da Rebio-Araras o equipamento norteou as equipes que estavam a mais de um quilômetro. Com o drone foi possível avaliar e se antecipar a um possível regresso do fogo, que havia sido extinto naturalmente durante a madrugada.

 

Dados do 15° Grupamento de Bombeiro Militar de Petrópolis comprovaram a eficácia do trabalho preventivo: em 2017, foram 126 casos de fogo em vegetação contra 150 do ano anterior. Vistorias estão previstas para serem feitas ainda neste mês e contarão com a utilização de um drone da Defesa Civil, que vai sobrevoar as áreas mais propícias a incêndios florestais. Os estudos vão possibilitar às equipes conhecer melhor a região, possibilitando uma rápida atuação no combate ao fogo.

“Por ter muitos locais de mata fechada, a unidade de conservação nos possibilita, em algumas regiões, pouquíssimas opções de trajeto e condições para se chegar até o foco. Com esta parceria, podemos estudar os locais e ver, antecipadamente, como devemos atuar para combater um incêndio que venha atingir uma área de difícil acesso. Estes estudos são importantíssimos e vem a contribuir demais com os nossos planos, que já obtiveram resultados excepcionais no ano passado”, explica o secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato Vaz.

A cooperação entre a Defesa Civil e a Rebio Araras também em plano de prevenção de incêndios florestais possibilitou troca de experiências entre as equipes e fez parte das ações de 2017.

 

 

Curtir
Please reload

Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle