Programa Saúde do Idoso lançará caderneta para acompanhar os idosospacientes por cinco anos


São aproximadamente 44 mil pessoas acima dos 60 anos na cidade, e a prefeitura está criando estratégias para ampliar o acesso à saúde desta população. A primeira delas é a reestruturação do programa Saúde do Idoso que visa estimular um conjunto de ações que vão do estímulo à prática de exercícios físicos e alimentação saudável, até as ações de assistência com oferta de vacinas, caderneta do idoso e identificação precoce de doenças como hipertensão e diabetes.

As Unidades de Saúde realizarão junto à coordenação da Área Técnica, um mapeamento dos idosos por bairros a fim de estimular o fortalecimento de vínculos entre a população idosa e as equipes de atendimento. O secretário de Saúde, Silmar Fortes, reforça que essa nova estrutura visa acompanhar o idoso não só nos atendimentos clínicos como também promover encontros, grupos de convivência e palestras específicas para a melhor idade.

O programa Saúde do Idoso é coordenado pela geriatra Rita Ravaglia que anuncia que haverá um lançamento da caderneta do idoso a partir dos 70 anos que serão acompanhados pelos profissionais de Saúde da rede.

“Nossa primeira ação é conhecer o território, estamos buscando as informações junto aos apoiadores das unidades de saúde para traçarmos ações de acordo com o perfil dos idosos de cada bairro. Vamos iniciar um protocolo de atendimento com os idosos acima dos 70 anos que terão uma caderneta específica e os acima de 60 anos teremos outros critérios de avaliação e de acompanhamento”, explica.

“Com a implantação da caderneta conheceremos as necessidades de saúde dessa população. Por meio dela, é possível identificar o comprometimento da capacidade funcional, condições de saúde, hábitos de vida, vulnerabilidades, além de ofertar orientações para o seu autocuidado”, complementa o secretário de Saúde, Silmar Fortes.


Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle