II Encontro Petropolitano do Programa Saúde na Escola nesta quarta-feira (18.04)


A prefeitura promove nesta quarta-feira (18.04) o 2º Encontro Petropolitano do Programa Saúde na Escola (PSE) que promove ações de prevenção e promoção de Saúde a alunos da rede pública de ensino. A iniciativa fortalecerá a implantação das 12 metas preconizadas pelo Ministério da Saúde em 56 unidades escolares contemplando 10.112 alunos. A expectativa é que 150 pessoas, entre diretoras de escolas e profissionais de saúde participem do encontro, que será realizada na Escola Municipal Vereador José Fernandes da Silva, na Rua Teresa de 13 às 17h30.

Prioritariamente, a Secretaria de Saúde e de Educação pactuaram a implantação de quatro metas, sendo três delas por indicação do Ministério da Saúde: Combate ao mosquito Aedes aegypti, avaliação da saúde bucal e aplicação de flúor, promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantojuvenil e prática de atividades físicas e de lazer.

Ao longo do ano as equipes das unidades de estratégia de saúde da família e a equipes pedagógicas das escolas estabelecerão um cronograma de execução das metas em comum acordo. A secretária de Educação interina, Samea Ázara reforça que o programa irá contemplar 10.112 alunos da educação infantil ao segundo segmento do ensino fundamental.

O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas. Durante o processo de reestruturação do programa uma equipe técnica da educação junto a equipe da Saúde organiza novos fluxos e protocolos de atividades do programa.

“Temos a meta de ampliar a cobertura do programa para outras escolas e equipes de saúde. Estamos em pleno processo de repactuação para alcançarmos esse objetivo. Além, claro, de continuar no processo de articulação de saberes em prol da educação e saúde pública de Petrópolis. Além das demais nove ações propostas pelo programa e mais duas que o município se propôs, uma em parceria com a Fiocruz e outra com a Educanvisa que está em processo de formalização“, afirma Nanci Barillo, encarregada da área técnica de Saúde na Escola.


Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle