89 ocorrências de violência sexual contra crianças e adolescentes registradas em 11 meses


Pioneiro em todo o Estado do Rio de Janeiro no trabalho de combate e de assistência às crianças vítimas de violência sexual, o Núcleo de Atendimento Especializado – Infanto juvenil (NAPE-IJ) já registrou 359 denúncias desde sua implantação no ano passado. Este número gerou 1.454 intervenções das equipes de psicólogas do Núcleo. E do total de denúncias, 89 foram confirmadas e remetidas ao Ministério Público.

Das denúncias recebidas pelo NAPE-IJ, a maior parte é originada de encaminhamentos do Conselho Tutelar. Das 359 denúncias registradas desde a implantação em maio do ano passado, até o início deste mês, 302 foram casos em que as vítimas eram crianças ou adolescentes (57 foram registradas em pessoas acima de 18 anos, mas considerado ainda público adolescente). Destes, 89 apresentaram reais indícios de violência sexual e foram encaminhados ao Ministério Público (MP). A cada ocorrência, a pessoa e sua família é atendida várias vezes até que a denúncia seja confirmada e o procedimento legal seja efetuado, como o envio ao MP.

“Estas ocorrências podem levar meses de investigação e, por conta disso, aumenta-se o número de atendimentos, que chegaram a quase 1,5 mil. O município recebeu o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido junto a idosos e crianças vítimas de abuso, em novembro do ano passado, e isso fortalece ainda mais o trabalho já desenvolvido, nos motivando a ampliar ainda mais a assistência”, explica a secretária de Assistência Social, Denise Quintella, lembrando a menção honrosa recebida pela prefeitura durante o Seminário Brasileiro de Gestores e Trabalhadores da Política de Assistência Social, realizado em Florianópolis.

NAPE-IJ e Secretaria de Educação vão levar palestras às escolas

Como forma de aproximar os trabalhos desenvolvidos no Núcleo com a comunidade, o NAPE-IJ e a Secretaria de Educação estão promovendo ações para divulgar e fortalecer o serviço nas escolas. Entre os meses de outubro de 2017 e março deste ano, foram realizados encontros e palestras com diretores e orientadores das 184 unidades de ensino do município. Esta foi a primeira etapa da programação, que conta com visitas às escolas, já a partir do fim deste mês.


Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle