Audiência Pública vai discutir Lei de Diretrizes Orçamentárias 2019


Instrumento base para a elaboração do orçamento do município, a Lei de Diretrizes Orçamentárias, que estima metas e riscos fiscais e estabelece os parâmetros para a montagem do orçamento do município, será apresentada e discutida em audiência pública no dia 10 de abril, na Casa dos Conselhos Ângelo Zanatta. A LDO está sendo elaborada pela Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica e a previsão de arrecadação é estimada em cerca de 5% mais do que o orçamento deste ano - R$ 1 bilhão. Apesar disso, o município irá manter a política atual de redução de despesas com contingenciamento e controle rigoroso dos gastos públicos - medida necessária para equilibrar as contas frente as dívidas deixadas por gestões anteriores, que alcançam R$ 766 milhões.

O prefeito destaca que a administração das contas em 2018 e 2019 ainda exigirá austeridade. “O nível de endividamento que encontramos vai impactar as contas por mais de 20 anos. É uma situação que compromete os investimentos, ou seja, impacta diretamente no crescimento da cidade, por isso não temos medido esforços em busca de recursos federais. A cidade precisa avançar e estamos trabalhando para isso”, afirma.

Com base na LDO a prefeitura irá elaborar a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano que vem, que deverá ser protocolada na Câmara em agosto e votada pelos parlamentares antes do fim do ano legislativo. Os técnicos da Coordenadoria estão consolidando os dados para finalizar a elaboração da LDO.

A audiência pública para discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias terá início às 18h. A Casa dos Conselhos fica no prédio anexo à sede da prefeitura, na Av. Koeler 260 – Centro. A intenção com a audiência é que o projeto seja amplamente discutido com os petropolitanos. “Para isso, dias antes da audiência, a LDO estará disponível para consulta no site prefeitura”, pontua o coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica, Roberto Rizzo Branco.


Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle