Apesar da crise Prefeitura já emitiu 249 alvarás ‘on-line’ - Novos negócios podem ser abertos em 24


Com 249 alvarás concedidos de forma on-line em quatro meses, Petrópolis inicia consolidação do processo de desburocratização para novas empresas. Com o novo sistema, 44 novos negócios foram abertos em apenas 72 horas e 6 empresas levaram apenas 24 horas para receber autorizações e iniciar funcionamento. Com o alvará on line, negócios com mais exigências em documentação, também reduziram para 9 dias a obtenção do alvará. Antes do sistema o empresário precisava esperar mais de duas semanas para obter a documentação. A previsão das secretarias de Fazenda e Desenvolvimento Econômico é que este número de emissões on line cresça rapidamente.

As secretarias de Fazenda e de Desenvolvimento Econômico estão atendendo os empresários e contadores que ainda não estão familiarizados com a nova ferramenta para mostrar as vantagens do processo eletrônico e programam para abril uma demonstração da ferramenta para esclarecer dúvidas e mostrar como o sistema funciona.

“É importante que os empresários e contadores saibam que tanto a Secretaria de Fazenda quanto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico podem tirar dúvidas e auxiliar na solicitação dos pedidos através do sistema on-line. Temos no Centro Administrativo o Espaço Empreendedor com pessoas capacitadas para dar esse suporte aos empresários. Estamos sempre em contato com o empresário e estudando formas de desburocratizar ainda mais os serviços”, anuncia o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

A simplificação de procedimentos para registro empresarial rendeu a Petrópolis um certificado, entregue pelo governador Luiz Fernando Pezão em fevereiro desse ano. O alvará on-line está dentro do procedimento chamado REGIN, Registro Integrado. Com a ferramenta, o empresário tem, além do seu ato registrado na Junta Comercial - o CNPJ, a Inscrição Estadual, o Alvará de Localização junto à Prefeitura Municipal, o protocolo do alvará de funcionamento junto à Prefeitura Municipal, do licenciamento no Corpo de Bombeiros, da Licença Sanitária na Vigilância Sanitária e também da licença de Meio Ambiente.

Entre as atividades licenciadas dentro do novo sistema estão serviços médicos, venda de matérias de construção, construção civil, serviços de consultoria, informática, imobiliária, produção de eventos, corretagem de seguros, confecções, distribuidora de bebidas, comércio de utilidade, bijuterias e acessórios.

Na página da prefeitura na Internet - www.petropolis.rj.gov.br - o empresário acessa o site da Jucerja (www.jucerja.rj.gov.br) e o Regin. Através do sistema, o empresário vai realizar a consulta de viabilidade. Após o deferimento será permitida a constituição da empresa segundo os órgãos atrelados ao sistema. Após esse trâmite, em alguns casos, o alvará é emitido em até 24 horas;


Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle