Perdas dos agricultores da região do Caxambu são avaliadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico

06/03/2018

As perdas materiais e o prejuízo com relação às plantações danificadas dos produtores rurais da região do Caxambu decorrentes da cabeça d’água que atingiu a região no sábado (03.05) estão sendo levantadas pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Departamento de Agricultura. Durante uma reunião realizada na noite da última segunda-feira (05.03) no salão da igreja localizada em Santa Isabel, cerca de 60 agricultores preencheram uma ficha, explicando as perdas e as dificuldades que estão enfrentando. Os dados, consolidados, vão permitir apresentação de projetos para a recomposição, além das ruas e acessos, das plantações.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico está recebendo auxilio da Emater-Rio, Sindicato Rural e Associação dos Produtores do Caxambu, na realização desse levantamento. A estimativa é de que 150 famílias que vivem da produção rural tenham sido prejudicadas pela chuva.

“Estamos em contato permanente com a associação dos produtores do local. Nessa primeira reunião, conseguimos entender as perdas de cerca de 60 famílias. O levantamento continuará sendo feito com as outras pessoas que não conseguiram participar do encontro. O objetivo é ter a real dimensão da perda econômica. O resultado será enviado para a Defesa Civil, que está coordenando as ações junto ao Ministério da Integração Nacional. Esperamos que a ajuda federal chegue o mais rápido possível e que a produção rural seja retomada”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

        

Segundo o diretor do Departamento de Agricultura, José Mauricio Soares, sem o levantamento, não é possível mensurar o prejuízo total causado pela chuva. “Muitos agricultores ainda estão contabilizando os seus prejuízos. Temos casos de pessoas que perderam não só a produção da semana, que já estava separada no caminhão para feira, mas, também, o quantitativo de um mês de trabalho, além de canalização, máquinas e os bens localizados nas residências”, explicou.

A Prefeitura já está trabalhando para apresentar ao Ministério da Integração Nacional projetos de intervenções para recuperação de Caxambu e Bela Vista. Já no domingo (04.03), engenheiros da Secretaria de Obras estiveram nos locais para a primeira avaliação e iniciar os estudos sobre quais intervenções serão necessárias para estas áreas. O prefeito Bernardo Rossi já garantiu o apoio do governo federal em contato com o ministro Helder Barbalho para a resposta rápida a estes locais e um técnico do ministério, baseado no Rio, já fez visita em campo.

 

 

Curtir
Please reload

Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle