Plano de ação prevê assistência pediátrica de urgência e emergência no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp e no Pronto Socorro

01/03/2018

Juizado da Vara da Infância e da Juventude homologou projeto apresentado pela Secretaria de Saúde

 

A prefeitura conseguiu suspender R$ 15 milhões em multa para o município, com a homologação de um plano de ação que prevê assistência pediátrica de urgência e emergência no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp e no Pronto Socorro Leônidas Sampaio. A decisão foi anunciada em audiência na Vara da Infância da juventude, nesta quarta-feira (28.02). O município terá até 1º de junho para implantar as salas de acolhimento nas duas unidades e um prazo de 180 dias para adquirir duas ambulâncias para transporte das crianças até as unidades de referências – Upas e Hospital Alcides Carneiro.

O titular da Vara da Infância e Juventude, Alexandre Teixeira, reitera que até que se finalize o processo de compra das ambulâncias, o SAMU deverá realizar o transporte de pacientes até às UPAs. O magistrado elogiou a gestão Bernardo Rossi que, após tomar conhecimento do processo que se arrasta desde 2011, montou um plano de ação que viabilizasse o atendimento das crianças em caso de urgência.

 

“Depois de cinco audiências conseguimos a homologação com um projeto viável. Agora o município terá até junho para implantar as salas de atendimento e iniciar a referência dos casos de urgência. Por hora a multa está suspensa e o município cumprindo essas exigências ela será revertida em definitivo. Quem ganha com isso tudo é a população que terá mais agilidade no atendimento dos casos de urgência e emergência das crianças”, avalia o juiz Alexandre Teixeira.

 

O município está regularizando uma situação herdada da gestão anterior que interrompeu o atendimento pediátrico do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE) em 2011 e transferiu, em 2016, o atendimento de crianças do Pronto Socorro do Alto da Serra para as UPAs.

 

O prefeito Bernardo Rossi anuncia que uma das salas já está pronta, a do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp e a do Pronto Socorro Leônidas Sampaio em fase de finalização. O processo de compra das ambulâncias será finalizado em até 180 dias.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, relembrou que como prioridade da gestão, reestruturou a base de atendimento do Samu na Posse para garantir a assistência na região.

 

 

 

Curtir
Please reload

Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle