Secretaria de Saúde inicia vacinação de idosos e gestantes contra Febre Amarela

19/02/2018

A Secretaria de Saúde inicia nesta segunda-feira (19.02) novo protocolo de imunização contra Febre Amarela. Por determinação do governo do Estado, toda população acima dos nove meses de idade deve ser vacinada. A recomendação passa a valer para idosos, gestantes e mulheres que ainda estão amamentando com orientação e avaliação epidemiológica prévia do profissional de saúde da unidade que aplicará a vacina. A ação visa proteger a população devido à circulação do vírus da febre amarela em municípios vizinhos à Petrópolis.

 

Petrópolis conta com 82% da população já protegida contra a Febre Amarela, segundo dados da Vigilância Epidemiológica. O percentual subiu após o levantamento que avaliou as pessoas vacinadas no município desde 1998. Devido ao novo protocolo de imunização apresentado pelo Estado, há ainda aproximadamente 5 mil mulheres entre gestantes e que estão amamentando, além de 42 mil idosos que devem ser vacinados.

 

“Apesar de termos uma boa cobertura ainda há petropolitanos que não se vacinaram, mesmo com as doses disponíveis em 15 unidades. O novo protocolo estabelece que o município aumente essa cobertura. A vacina em Petrópolis garante a proteção para vida toda, não é fracionada e estamos trabalhando para levar mais uma vez as doses às famílias que moram em áreas de difícil acesso. Isso será feito em novas ações volantes”, explica o prefeito, Bernardo Rossi.

 

O novo protocolo passa a valer a partir desta segunda-feira dia (19.02) nas 15 unidades com rotina de vacinação. O município segue aplicando a dose única, de 0,5 ml, preconizada pela Organização Mundial da Saúde para proteção para a vida toda contra a doença.

 

“A população precisa se conscientizar que a melhor estratégia é a prevenção e sendo assim, a única forma de evitar a doença é se vacinando. Vamos capacitar as equipes e, com o apoio do Estado, implantar o plano de ação de Controle de Febre Amarela que será executado o quanto antes”, afirma o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

 

 

Curtir
Please reload

Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle