94 escolas do município participam do Programa Mais Alfabetização 2018


Petrópolis inicia o ano letivo com 94 escolas municipais inscritas no programa federal Mais Alfabetização. Os alunos destas unidades, além dos professores, terão acompanhamento de um assistente pedagógico. O objetivo é fortalecer o processo de alfabetização para fins de leitura, escrita e habilidades matemáticas dos estudantes dos 1º e 2º anos do ensino fundamental.

“A meta da nossa gestão é melhorar fisicamente as escolas e CEIs e usar todo o tipo de programa com recursos federais garantindo qualidade no ensino para que aluno tenha boa formação”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

A iniciativa atende à necessidade discutida na Base Comum Curricular sobre a conclusão do processo de alfabetização até o 2º ano do ensino fundamental. O programa prevê que um assistente pedagógico auxilie os professores em sala de aula, além de auxiliar na formação e material pedagógico. “Vai permitir um atendimento mais direcionado às crianças que possuem alguma dificuldade”, explica a secretária de Educação interina, Samea Ázara.

De acordo com o MEC, o investimento do programa é de R$ 200 milhões e a expectativa é atender a 4,2 milhões de alunos em aproximadamente 200 mil turmas espalhadas pelo Brasil. O repasse será via Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Não há vínculo empregatício. Os candidatos a assistente devem, obrigatoriamente, passar por um processo de seleção elaborado pelos municípios.

A coordenadora do Programa no município, Vivian Portilho, enfatiza que este programa agrega as ações de acompanhamento e formação já iniciadas no município. “Com essa ação a cidade avança qualitativamente no que tange o fortalecimento das políticas públicas para alfabetização”.

O programa Mais Alfabetização faz parte da Política Nacional de Alfabetização, lançada pelo MEC em 2017 para combater a estagnação dos baixos índices registrados pela Avaliação Nacional de Alfabetização. O conjunto de iniciativas terá investimento total de R$ 523 milhões.


Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle