Guarda Civil trabalha para dar mais estrutura para o canil


A corporação está alinhando uma parceria público-privada com uma das maiores empresas do mundo no ramo de medicamentos veterinários. Além disso, está providenciando o fornecimento de ração para os 14 animais que do canil.

O canil municipal tem sido cada vez mais importante para a segurança e outros serviços em Petrópolis. Os animais vêm participando com frequência de operações para apreensão de drogas, fazem parte dos trabalhos em eventos públicos, contribuem para o tratamento de pessoas com câncer e, em breve, passarão a realizar mais um serviço: o de detecção em escombros.

“A importância do canil vem crescendo a cada dia para Petrópolis. E nós vamos oferecer as condições necessárias para que o trabalho dos cães possa continuar com excelência e ser ampliado”, diz o comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni.

Desde abril, quando foi inaugurado, o canil já foi responsável por localizar 25 mil pinos de cocaína e cinco quilos de maconha. O trabalho é feito por dois pastores holandeses, que fazem a detecção de entorpecentes, armamento e munições.

Também são dois animais que fazem cinoterapia, uma golden retriever e um american pittbul terrier – esse último um filhote em fase de treinamento. Eles fazem visitas regularmente ao Centro de Terapia Oncológica (CTO), à lares de acolhimento de idosos e à centros de educação infantil, levando diversão e alegria a paciente em tratamento contra o câncer, a pessoas com mais de 60 anos e crianças até cinco anos.

Além disso, são mais quatro filhotes de pastor belga-malinois, dois deles em treinamento para fazer detecção e ajudar em resgate em escombros – os outros serão usados para detecção de drogas.

A empresa que vem acertando a PPP com a Guarda é a Vetnil, uma empresa brasileira que atua em 15 países. A parceria prevê o fornecimento de medicamentos e, como contrapartida, a empresa vai expor a marca nos equipamentos usados pelos cães (caixas de transporte, coleiras, redes sociais, etc.).

Outro ponto que a Guarda Civil vem providenciando é o fornecimento de quase 4,7 mil quilos de ração e de suplemento alimentar para este ano.

O canil é cuidado por 11 pessoas todos os dias.


Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle