Programa Melhor em Casa ampliado com a chegada de carros para transporte das equipes - 667 pacientes


Em menos de um mês após a chegada de três carros para o Programa Melhor em Casa, a prefeitura já conseguiu ampliar o atendimento domiciliar para mais 117 pacientes. Atualmente 667 pessoas são contempladas pelo serviço multidisciplinar composto por atendimentos médicos, de enfermagem, fisioterapia, nutricionista e psicólogos. Garantindo o acompanhamento clínico dos petropolitanos impossibilitados de se locomoverem até uma Unidade de Saúde. Com a chegada dos carros, cada equipe realiza de 6 a 7 visitas por equipe por dia, uma média de 60 por mês.

O serviço implantado em maio com a conquista de verba de R$ 156 mil mensais do Governo Federal para custeio de todas as ações do programa, incluiu a compra dos carros, insumos e materiais utilizados durante os atendimentos.

Para cadastrar um paciente, o familiar deve entregar cópia de todos os documentos pessoais, laudo médico e comprovante de residência da pessoa na sede do programa localizada na Rua Hívio Naliato, 169, em Cascatinha.

O Melhor em Casa conta com três Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMADs) composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e fisioterapeuta que presta o atendimento clínico e de reabilitação a esses pacientes em casa semanalmente. As equipes estão dotadas nas Unidades Básicas de Saúde: Quitandinha, Itamarati e Itaipava.

“Nossa assistência é muito ampla, temos de criança a adultos de todas as idades. Nós temos no nosso município um grande número de pacientes jovens vítimas de acidentes de trânsito e que requer esses cuidados especiais. Com a chegada dos carros conseguimos realizar de 6 a 7 visitas por equipe por dia, uma média de 60 por mês. Queremos não só ampliar a assistência do programa como também reforçar a referência de acompanhamento junto aos postos de saúde após a alta do programa”, avalia Silmar Fortes.

Há ainda uma Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP) formada por fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo e assistente social que fica de suporte às EMADs na sede do programa em Cascatinha.

Foto reprodução: Brasil.gov.br


Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle