Campanha de vacinação contra Febre Amarela é intensificada no município - 26 unidades de Saúde abert


Ampliando as estratégias de proteção contra a Febre Amarela, o município irá abrir 26 unidades de saúde no próximo sábado (27.01)‘Dia D’ da campanha nacional de combate à doença. Petrópolis é um dos poucos municípios do Estado do Rio a ter grande parte da população imunizada – 60% com mais de 194 mil doses aplicadas. A prefeitura mantém diariamente a vacina disponível para a população em 15 unidades com rotina de vacinação de 8 às 16h com intervalo de 1h para almoço.

Ao contrário das 15 cidades do Estado que terão que fracionar as doses, com proteção por até oito anos, em Petrópolis continuará sendo aplicada a dose única, de 0,5 ml, preconizado pela Organização Mundial da Saúde para proteção para a vida toda contra a doença. Para se vacinar é preciso apresentar documento de identificação e menores de 18 anos a caderneta de vacinação.

O prefeito Bernardo Rossi reforça que a Secretaria de Saúde está organizando cronogramas de ações volantes que levarão as vacinas às áreas rurais, de matas ou de difícil acesso.

“Estamos intensificando a campanha para que a população que ainda não se vacinou tome a vacina. Petrópolis saiu na frente no ano passado garantindo a proteção de mais de 194 mil petropolitanos, mas queremos aumentar a cobertura. O reforço de sábado passado, com o mutirão nas áreas de matas fechadas serviu para continuarmos intensificando as ações nessas regiões, uma vez que a procura pelas doses ainda continua. Nós também trabalharemos para levar as vacinas a áreas de difícil acesso para que a população esteja protegida contra febre amarela pela vida toda”, afirma o prefeito, Bernardo Rossi.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, reforça que o município não deixará de oferecer as vacinas após a campanha do próximo sábado. As ofertas das doses estão ocorrendo como forma de rotineira diariamente em 15 unidades de Saúde.

A superintendente de Atenção à Saúde, Fabíola Heck, explica que no Dia D do próximo sábado foi montado um esquema especial para a realização da triagem de aplicação das doses.

“A vacina da Febre Amarela demanda um registro em ficha e na caderneta que é diferenciado e isso leva um pouco de tempo. O agente de saúde precisa inserir informações relativas às vacinas que são encaminhadas para o Ministério da Saúde posteriormente. Por conta disso, estamos ampliando a equipe da triagem para que possamos agilizar o atendimento”, disse.


Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle